[SUL] Reformas nas balanças do Retiro (BR116) e Capão Seco (BR 392) garantem precisão na pesagem de veículos.

8248974289y423hrPrecisão na pesagem de veículos, atendimento às normas e conforto e segurança aos colaboradores. Estes foram os principais focos das últimas reformas estruturais realizadas nas balanças do Retiro (BR 116) e do Capão Seco (BR 392). Com a assertividade de 100% na calibração do equipamento, a concessionária atende às normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e ao mesmo tempo reduz a necessidade de aferições por parte do INMETRO, garantindo ao usuário a eficiência do serviço.

Nas balanças foi reformado o conjunto de plataforma, berço e pista e o Setor de Engenharia da concessionária foi responsável pelas melhorias na pista de pesagem, o que garantiu a planicidade do pavimento. Este passo foi de vital importância para que o serviço de reestruturação do equipamento de pesagem funcionasse perfeitamente e permitisse que a equipe de Serviços Técnicos (ST) ajustasse o equipamento de pesagem. O colaborador Ederson de Araújo Silveira, há seis anos na empresa é testemunha desta missão e conta que o maior desafio foi aferir a balança de modo que o percentual de tolerância chegasse a 1% do Peso Total Bruto (PTB). “Para se chegar a este ideal é preciso que vários fatores estejam alinhados, como berço, plataforma, sistema, entre outros itens que permitem o bom funcionamento do equipamento”, explica. O bom desempenho dos equipamentos depende também da qualidade da pista e por isso a sintonia entre as equipes é a base do sucesso.

FOTO-FUGA – Para coibir o tráfego de veículos com peso acima do permitido, desde 2013 foi implantado o sistema de foto-fuga na balança do Capão Seco. “Fomos a primeira concessionária a instalar este sistema em rodovias federais e que atende à portaria 870/2010, do Denatran”, complementa o gerente de Atendimento ao Usuário, Fabiano Medeiros. Segundo ele, os veículos que tentam furar a balança têm a placa e modelo automaticamente fotografado, ficando as imagens à disposição da ANTT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para as devidas notificações.

Gabriela Mazza

Jornalista – MtB: 9838

Tel.: (53) 9983.2398

Satolep Press – Comunicação e fotografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *