[SUL] Menino de 11 anos salva adolescentes de afogamento.
A vida do camaquense Jonatas Oliveira, 11 anos, mudou no domingo (09). O jovem estava aproveitando as férias escolares na praia de Cidreira, junto com seus familiares. Por volta das 16h daquele domingo, a vida da família Oliveira mudou.
Jonatas estava no mar, distante das guaritas de Salva Vidas, sobre um banco de areia, junto com sua prima de 17 anos e uma amiga de 16, ambas sem saberem nadar. Quando os três jovens resolveram sair da água, caíram em um buraco, feito pelo forte repuxo.
A história que tinha todos os pré requisitos para ser uma tragédia, só não foi, porque Jonatas faz aulas de natação há um ano e meio.
Mesmo sendo menor que as adolescentes que o acompanhavam, a bravura foi maior, sendo ele o responsável por não permitir que as duas jovens se afogassem.
O jovem utilizou técnicas que aprendeu em aula para fazer com que as adolescentes não se afogassem até que o socorro chegasse. A jovem de 16 anos saiu da água inconsciente e a de 17, apesar de ter engolido bastante água, saiu consciente. Os três foram encaminhados ao Pronto Socorro da cidade, onde receberam os cuidados necessários.
Após o susto, sua mãe Elisete Oliveira, relatou que matriculou o filho na natação por indicação médica, devido a asma e não tinha se dado conta dos demais benefícios do esporte. “Se ele não tivesse usado o que aprendeu, ele e as meninas teriam morrido”, salientou Elisete.
Dany Fontes, instrutora de Natação, acredita que a coragem do menino, juntamente com as técnicas ensinadas em aula, foram decisivas. “Deixo todos os meus alunos conscientes que estamos sujeitos a situações adversas e ensino o que deve ser feito nessas situações”, afirmou Dany.
O menino, que agora é considerado um herói pelos amigos e familiares, pensa em se tornar Salva Vidas quando crescer.
CLIC CAMAQUÃ