[SUL] Grave risco de chuva extrema no sul do Brasil nos próximos dias.
A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de grave risco por excesso de chuva no Sul do Brasil nos próximos 10 dias e que desde já exige atenção das autoridades de Defesa Civil dos três estados. Os principais modelos numéricos projetam volumes excessivos a extraordinários de chuva nos próximos 10 dias para o PR, SC e o Extremo Norte do RS. O pior se concentraria no Oeste e Meio-Oeste de SC, Médio e Alto Uruguai do RS e no Centro-Oeste do PR, atingindo bacias como dos rios Uruguai e Iguaçu.
Dados chegam a indicar entre 250 mm e 450 mm para estas regiões no período, caso do modelo europeu, sendo que choveu 200 mm em parte do Oeste do PR no final da última semana, ou seja, algumas áreas poderiam receber mais de 500 mm em apenas 15 dias, confirmados os indicativos das simulações computadorizados. Sob este cenário, a probabilidade de alagamentos, inundações, quedas de barreiras e enchentes é elevada.
A chuva que já afeta hoje o Sul do Brasil vai persistir ainda amanhã e na maior parte do restante desta semana em algumas destas áreas, e no começo da semana que vem poderia se produzir um evento de chuva ainda mais expressivo. Entre quarta (8) e quinta (9/7) um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera (baixa fria ou segregada) deve cruzar de Oeste para Leste entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acentuando ainda mais a instabilidade com possibilidade de raios e granizo isolado.
Neste momento está se propagando a mais intensa Oscilação de Madden-Julian (área de maior instabilidade que circunda o globo nos trópicos entre 30 e 60 dias) já vista até hoje pela Meteorologia. Nos próximos 10 dias a chamada OMJ estará atuando nas longitudes da America do Sul. A superposição de El Niño moderado a forte com a mais intensa OMJ já vista criará um cenário de alto risco e propício à chuva extrema. Esta é uma projeção de 10 dias e sofrerá as devidas atualizações, conforme os dados foram ingressando.