[SUL] Fórum Regional de Governo movimenta Rio Grande.
Cerca de 50 coordenadores e funcionários do Estado da Região Funcional 5 (Corede Sul) participaram, na última sexta-feira (14), da segunda edição de 2014 dos Fóruns Regionais de Governo, instância de alinhamento e integração político-administrativa entre o Piratini e os agentes que atuam no interior do Rio Grande do Sul. O secretário Geral de Governo, Vinícius Wu, conduziu a reunião em Rio Grande apresentando uma análise conjuntural dos resultados e principais desafios da administração estadual, o nível de cumprimento dos compromissos assumidos pelo governador na região e orientações para aproximar o trabalho dos agentes regionais da estrutura de monitoramento dos projetos estratégicos.
“Os fóruns são espaços de compartilhamento de uma visão comum a respeito das diretrizes da atual administração”, afirmou Wu. “Hoje, na administração pública, é impensável desenvolver qualquer estratégia sem a conformação de um princípio fundamental que é a transversalidade, a integração entre as diversas áreas para produzir melhores resultados e aperfeiçoar o desempenho das políticas públicas”, concluiu.
A análise apresentada aponta que 69% dos 62 projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul estão com níveis satisfatórios de execução. A carteira de projetos soma mais de R$ 5 bilhões de investimentos em 1,7 mil obras e outros 400 produtos. Dos 213 compromissos assumidos pelo governador nas interiorizações realizadas na região Sul, 106 foram cumpridos e 69 estão em andamento.
O secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, também esteve presente no encontro e expressou a necessidade de ampliar os investimentos em habitação social no município de Rio Grande, em especial por conta do grande afluxo de novos residentes precipitado pelas obras do polo naval.
Além de promover a integração das equipes e reforçar a importância do monitoramento, o evento também pautou o calendário de reuniões destinadas à discussão do orçamento conduzida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Também estiveram presentes no encontro a coordenadora macrorregional da Seplag, Cecília Hypólito, o presidente do Irga, Cláudio Pereira, o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, e o secretário-adjunto do Cdes, Nelson Spolaor.
Polo Naval
O secretário Vinícius Wu aproveitou a oportunidade para realizar uma visita técnica ao Polo Naval de Rio Grande, acompanhado pelo superintendente Dirceu Lopes. Em uma pequena embarcação, os gestores circularam pelas águas próximas às grandes obras em andamento no polo, passando pelos estaleiros da Quip, da EBR – em construção em São José do Norte – e outros empreendimentos que, juntos, devem movimentar mais de R$ 6 bilhões nos próximos anos.
Texto e foto: Luiz Damasceno
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305