[RS] Daer inicia recadastramento de empresas de fretamento e turismo.
Os empresários inscritos no Registro e Licenciamento em Viagens de Fretamento e Turismo (Recefitur) devem ficar atentos. A partir da próxima segunda-feira (20), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) dará início ao recadastramento de todas as empresas que constam atualmente do sistema. O motivo é uma ampla reestruturação no Recefitur, que busca torná-lo mais ágil e de fácil acesso.
O Daer orienta os proprietários das empresas que realizam transporte especial de fretamento e turismo a acessar o site da autarquia (www.daer.rs.gov.br), clicar no link da Extranet – no canto superior direito da página – e, após inserir seu login e senha para preencher os dados cadastrais.
De acordo com o diretor de Transportes Rodoviários da autarquia, Lauro Hagemann, o procedimento é fundamental para que a empresa seja regularizada e, assim, obtenha a autorização para realizar seus serviços. “Observamos que uma quantidade considerável de inscritos no Recefitur está com os dados incompletos”, complementa o dirigente. “Precisamos que todas as informações estejam disponíveis, pois somente desta maneira teremos condições de atuar com mais agilidade tanto nas renovações quanto nos processos de solicitação de inscrição no Recefitur.”
O prazo para regularizar o cadastro vai de 20 de julho a 19 de agosto. Com essa atualização, o Daer também pretende eliminar do Recefitur o registro de empresas que ficaram inativas. Segundo a autarquia, o sistema tem mais de 9 mil nomes inscritos. A estimativa é de que, após o recadastramento, o número seja reduzido para, aproximadamente, 6 mil.
A atualização dos registros faz parte da reestruturação do sistema de informática do Recefitur. A proposta é deixa-lo mais ágil e com uma interface de acesso mais amigável. Entre as melhorias a serem implantadas está o envio da licença de fretamento por e-mail, o que evitará o deslocamento do transportador até a sede do Daer para retirar o documento.
“Até concluirmos essa transição, podemos ter imprevistos e problemas operacionais. Por isso, contamos com a compreensão dos usuários”, avisa o diretor Lauro Hagemann. “Buscamos implantar uma ferramenta sólida e moderna de gestão, que possibilite aos empresários utilizá-la diretamente de seus escritórios. Não há espaço para mantermos práticas ultrapassadas tendo tecnologia disponível.”
Texto: Júlio Cunha Neto/Daer
Edição: Cristina Lac/CCom