Restauração de prédio histórico está em fase de acabamento em Arroio Grande.
Situado no centro da cidade, na esquina das ruas Dr. Monteiro com Herculano de Freitas, o prédio histórico está com outra apresentação. Desapropriado pela prefeitura em março de 2014, o imóvel que serviu de cenário para a assinatura da Ata de Emancipação do Município de Arroio Grande, em 1873, e, após, até o ano de 1884, serviu de sede da primeira Câmara de Vereadores, ressaltando que nesta época a Câmara de Vereadores era quem administrava as vilas, estava abandonado e com sérios riscos de desabamento.
Funcionários da prefeitura, orientados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, inicialmente, deram início a um minucioso trabalho de limpeza e retirada de arbustos, telhas e madeiramento destruído pelo tempo. Numa segunda etapa, profissionais da secretaria de Obras começaram a recuperar o prédio colocando vigas nas paredes, madeiramento, o novo telhado e a pintura externa.
Hoje, além da rede elétrica e de água, já foi colocado o forro e dado início a pintura interna. Populares têm visitado o local e se encantado com os serviços realizados que não só resgatam a história, mas permitirá que o local, após a completa restauração, seja destinado ao desenvolvimento de atividades culturais da Terra de Mauá.
A restauração do “Prédio Histórico” só se tornou realidade porque foi deixado de lado a velha e inútil politicagem e somaram forças o Governo Municipal, o Ministério Público e o Grupo Defensores do Patrimônio Público de Arroio Grande. A obra que teve início em 2015 está sendo executada totalmente com dinheiro da prefeitura, já que os esperados recursos do Estado e da União nunca saíram do papel, mesmo que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) tenha reconhecido oficialmente a importância histórica do prédio.
Com informações da Assessoria de Imprensa – PMAG
Parabéns a Arroio Grande. Na próxima viagem visitarei a cidade que tem história e pode fazer mais.
Boa reportagem
Arno c Trapp