[PEL] UCPel cancela aulas e Smed autoriza adaptação de horário.
A paralisação dos servidores estaduais irá afetar a rede municipal de educação de Pelotas. Com a falta de segurança, somado a onda de assaltos aos ônibus nos últimos dia que resultou na decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pelotas (STTRP) de suspender as atividades do transporte coletivo a partir das 18h desta segunda-feira (3), a Universidade Católica de Pelotas anunciou que as aulas do turno da noite estão suspensas. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) autorizou que as escolas organizem o próprio horário de funcionamento.
Segundo o comunicado, a UCPel suspenderá as atividades a partir das 17h15min e retornando à normalidade na manhã desta terça. Em contato com o Diário Popular, a assessora de Programas Educacionais da Smed, Alice Sezepanski, revelou que a secretaria entrou em contato com as escolas da rede municipal autorizando que as mesmas adaptem seu horário de funcionamento devido à paralisação dos ônibus. Conforme Alice, caso os alunos fiquem sem aulas em algum período o conteúdo será recuperado posteriormente. A Smed não determinou o cancelamento das atividades. “Esta mexendo bastante com a vida da gente”, afirmou Sezepanski.
Pelotense mantém aulas
Com três mil alunos, o Colégio Municipal Pelotense é a maior escola e única da rede municipal que conta com ensino médio. O colégio irá manter as portas abertas normalmente nesta segunda-feira. Segundo o diretor noturno, Anderson Furtado de Ávila, a única alteração será liberar os alunos do turno da tarde às 16h50 para que eles possam utilizar o transporte coletivo antes da paralisação.
O diretor afirmou que não é possível confirmar se haverá aula. Isso dependerá se terá quórum de alunos e professores durante o período. “Por experiência própria dificilmente teremos aulas, mas o colégio estará aberto”, disse o diretor.
DIÁRIO POPULAR