[PEL] Relógio da torre do Mercado volta a funcionar.
O centenário relógio da torre do Mercado Central de Pelotas, desativado há cinco anos, volta a marcar as horas nesta sexta-feira (12/07/13). Instalado na torre importada de Hamburgo, Alemanha, em 1911, fazendo uma alusão a Torre Eiffel, o aparelho, que estava com problemas mecânicos, trabalha com três pesos – pêndulos – que acionam a manivela por meio de cabos de aço. A corda precisa ser dada a cada 48 horas.
Conforme o superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valter Poetsch, no Dia Mundial do Patrimônio, a torre receberá também iluminação cênica, que enfatizará a arquitetura do prédio.
Recentemente, o Mercado Central foi restaurado, com intervenção minuciosa para resgatar detalhes das instalações danificadas no incêndio ocorrido em 1969, que poupou apenas as ferragens históricas.
Durante muitos anos, ficaram escondidos pela alvenaria o telhado e a estrutura metálica. Recuperadas a estética, a iluminação e a ventilação, o Mercado recebe agora um novo mix de serviços, em fase de licitação.
Mercado Central
Construído em 1848 em estilo neo-clássico, o Mercado Central de Pelotas esta no rol dos prédios mais belos da cidade. No período de 1911-1914, o Mercado sofreu uma reformulação profunda em termos de projeto e fachadas. Nesta fase o prédio recebe, além de mudanças de acessos, a torre importada da Alemanha.
Na planta anterior, os acessos eram apenas pelas esquinas em chanfro coroados por um frontão triangular. Já na planta de 1914 o partido e a volumetria modificaram-se, tornando os acessos centralizados nas fachadas e torreões nas esquinas, com suas circulações internas em cruz, com um arcabouço central apoiado em 74 colunas de ferro, com tesouras ligadas por vigorosas vigas de ferro abertas em ogivas e com vitrais nas ogivas laterais. O primeiro prédio é de linhas simples apresentando um ritmo de cheios e vazios marcados pelas vergas em arco pleno no vão das portas. No seguinte os torreões recebem na platibanda ornamentos com guirlandas de flores e frutas em relevo, em estilo art-nouveau.
Fonte: Imprensa – Prefeitura de Pelotas.