[PEL] Prefeitura de Pelotas divulga situação dos serviços municipais com a crise do combustível.

A Prefeitura de Pelotas informa a situação desta segunda-feira (02/03/2015) dos principais serviços disponibilizados pelo governo municipal, em função da crise de combustível no país.
Ronda de serviços:
SANEP
*Água e Esgoto – A prioridade é para os serviços emergenciais, como rompimentos de redes e adutoras, ou entupimentos. Novas ligações e testes de rede estão suspensos por enquanto.
*Coleta de Lixo – A coleta está normal em todos os pontos da cidade. A coleta conteinerizada é feita somente pelo caminhão (a diesel) e a coleta de rescaldo (trabalho realizado por caminhões à gasolina, que recolhe o lixo que fica ao redor dos contêineres) está suspensa na área central.
*Transbordo – Na manhã desta segunda-feira (02/03), partiram sete caminhões transportando um total de 250 toneladas de lixo com destino a Candiota. A ação ameniza o acúmulo do material na Estação de Transbordo, que já chegava a duas mil toneladas, dando lugar ao lixo que está sendo coletado esta semana.
*Combustível – Está em tratativas com a distribuidora do Sanep, a entrega de 10 mil litros de diesel para os próximos dias a fim de garantir a manutenção do serviço de recolhimento de lixo.
SAÚDE
*Samu – Os atendimentos feitos pelas ambulâncias do Samu, que atendem casos de urgência e emergência, estão funcionando normalmente.
*Consultas – Os serviços de consulta em Porto Alegre, que vinham sendo feitos de carro, passaram a serem feitos de ônibus.
*Viagens – As viagens administrativas à capital estão sendo evitadas ao máximo.
*Transporte de pacientes – O transporte de pacientes em transferência do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) para outros hospitais está normal. Os serviços de fisioterapia estão suspensos no momento.
*Exames – Aqueles exames que possuam prazo para serem feitos, como os de sangue, seguem sem interrupção. Os que não tiverem prazo poderão ser adiados.
ÔNIBUS
A Superintendência de Trânsito da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) informa que as empresas Santa Rosa, São Jorge, Santa Silvana e Santa Maria conseguiram abastecer seus veículos e garantem os serviços de linhas de ônibus normalmente até a próxima sexta-feira (06). A Conquistadora, que faz as linhas do Laranjal, informa que tem diesel para garantir o serviço até domingo (8/03) e a Turf, que atende os passageiros no Fragata, está funcionando normalmente nesta segunda-feira, mas não antecipa informações sobre outros dias.
*Trânsito – O Departamento de Trânsito da SGCMU tem pouca reserva de gasolina, portanto está atuando apenas em casos emergenciais.
*Fiscalização – As rondas dos fiscais de trânsito estão sendo realizadas a pé.
*Semáforos – A manutenção dos semáforos, que é feita por caminhão a diesel, está normal.
SERVIÇOS URBANOS
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) enfrenta dificuldades em manter o serviço diário. Os carros da Secretaria não possuem mais gasolina, porém há a expectativa de que pelo menos dois veículos sejam abastecidos nesta segunda-feira (02/03/2015).
*Pavimentação – No momento, a prioridade da Sosu é o serviço de manutenção da pavimentação no Município. Ainda há diesel para abastecer as patrolas e os caminhões que realizam o serviço nas principais vias e, apesar de estar operando, o problema ocorre devido ao recebimento de matéria-prima. Os fornecedores de saibro, contudo, não estão conseguindo realizar a entrega do material devido à falta de combustível para o abastecimento de seus caminhões.
*Limpeza – Outro serviço afetado é a limpeza urbana do Município. A empresa terceirizada que realiza o trabalho não possui combustível para seus carros e não está conseguindo manter a logística de trabalho, afetando diretamente no serviço de roçado e limpeza das vias.
JUSTIÇA SOCIAL
A Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) suspendeu os atendimentos administrativos, como visitas domiciliares da habitação e visitas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
*Abrigos – Somente os abrigos institucionais seguem sendo atendidos. Os carros levam as crianças que não podem ir a pé para a escola, atividades extra-classe e consultas médicas.
EDUCAÇÃO
*Merenda – Vários alimentos da merenda escolar estão retidos na estrada, porém a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) conseguiu suprir sua ausência com outras mercadorias e está mantendo o envio para todas as escolas.
*Transporte Escolar – O transporte de alunos especiais, que estava suspenso, foi normalizado assim que a Secretaria conseguiu abastecer os veículos destinados a esse serviço. O transporte terceirizado das escolas da zona rural está prejudicado – continuam apenas os veículos a diesel.
*Gás – A falta de gás de cozinha nas escolas foi resolvida, como medida emergencial, por meio de remanejo de estoque interno, mas na distribuidora está em falta.
RURAL
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem veículos e máquinas parados por falta de combustível, o que reduz o atendimento tanto na cidade quanto na zona rural.
*Colônia – As máquinas que atendem colônia conseguiram ser abastecidas em um posto na região (zona rural), o que garante a realização do trabalho por mais alguns.
Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.