[PEL] Exposição sobre Bernardo de Souza abre Memorial dos Prefeitos.
Na tarde desta quinta-feira (04/07/13) o prefeito Eduardo Leite assinou o decreto que formaliza a Criação do Memorial dos Prefeitos da prefeitura de Pelotas. Em comemoração ao ato, a primeira exposição temporária no espaço apresentará “Bernardo de Souza – Parlamentar e Gestor”. O acervo, fornecido pela família do ex-prefeito, marca sua trajetória a frente da prefeitura de Pelotas.
“Bernardo é um caso raro de político que reúne qualidades de parlamentar e gestor. Marcou a Assembléia gaúcha e também a administração municipal. É um exemplo do que queremos para o nosso governo: caráter, ética na política e capacidade administrativa sempre visando o interesse público”, destaca a vice-prefeita Paula Mascarenhas.
Situado no segundo piso do Paço Municipal, o Memorial dos Prefeitos será um espaço museológico dedicado à memória dos governantes, de intendentes a prefeitos eleitos, onde estarão reunidos objetos, elementos iconográficos e documentos pertencentes a cada prefeito, de forma a registrar a sua passagem pelo governo municipal e contribuição para a história da cidade.
Breve histórico
Nascido no município de Pedro Osório, em 19 de dezembro de 1942, Bernardo de Souza foi eleito prefeito de Pelotas pela primeira vez em 1982. Em sua gestão, criou um sistema de participação popular na elaboração do orçamento municipal que viria a ser considerada precursora de diversas outras surgidas posteriormente no país. Ainda no PMDB, foi secretário da Educação no governo Pedro Simon (1987 a 1990). Depois, já no PSB, elegeu-se deputado estadual em 1994 e 1998. Em 2000, filiou-se ao PPS e foi reconduzido à Assembléia Legislativa em 2002. Em 2005, reassumiu a Prefeitura de Pelotas, mas renunciou ao final daquele ano após ter recebido diagnóstico de doença neurológica progressiva e degenerativa.
Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br