[PEL] Empresários estão interessados em estabelecer parque eólico em Pelotas.

Na tarde da segunda-feira (17/11/14) o prefeito Eduardo Leite recebeu, no Paço Municipal, empreendedores da empresa Epcor Energia que estão interessados em estabelecer em Pelotas um parque eólico. Eles estão estudando a costa da Lagoa dos Patos por acreditarem que os ventos gerados na laguna contribuiriam para a implantação dos módulos. Eduardo demonstrou disposição em viabilizar os projetos e articular a negociação para que se consolidem os interesses públicos e privados.
Uma etapa de identificação de áreas está sendo realizada e, por enquanto, o que foi diagnosticado é que grande quantidade de espaços que podem ser explorados são privados. A partir da escolha será necessário contato com os proprietários para explicar o projeto eólico e identificar o interesse.
Após fechada a negociação é instalada uma torre de medição e o projeto ambiental começa a ser realizado. Depois é a vez da revitalização fundiária e com estas etapas cumpridas é possível fazer os projetos civil e elétrico e o parecer de revisão para assim ser construído o projeto eólico.
Depois do cadastramento do projeto no Instituto de Ecologia Política (IEP) ele poderá entrar em leilão, no qual grandes empresas compram a parte de terra para a instalação das hélices.
Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Paulo Morales, o diretor da Epcor Energia, Nilo Quaresma, e o responsável pela topografia Ricardo Zambrano.
Parque eólico
ou usina eólica é um espaço (terrestre ou marítimo), onde estão concentrados vários aerogeradores (a partir de 5) destinados a transformar energia eólica em energia elétrica. (Fonte: http://www.pucrs.br/)
Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.