[PEL] Docentes da UFPel decidem fazer um mês de mobilização no lugar de greve.
VIA DIÁRIO POPULAR – Com presença significativa da categoria, a maioria dos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) votou na manhã desta sexta-feira (22) contra a greve nacional a partir do dia 28 deste mês. A decisão contraria orientação da Associação Nacional dos Docentes (Andes), que trabalha com a perspectiva de interromper os trabalhos para pressionar o governo a negociar com a categoria.
A assembleia convocada pela Associação dos Docentes da UFPel foi realizada no auditório da Associação dos Servidores da Universidade (Asufpel). Dezenas de docentes acompanharam os debates sobre as deliberações na esfera nacional e a possível deflagração de greve para o dia 28. Quem se inscreveu para falar se pronunciou a favor da greve, mas não convenceu os demais colegas presentes à assembleia pela paralisação. Em votação, os professores da UFPel optaram por não aderir incialmente à greve. A categoria optou por aprovar proposta de promover um mês de moblização (ações ainda não definidas).
A presidente a Adufpel, Celeste Pereira, apostava na paralisação no início da assembleia, uma vez que não há respaldo do governo federal para as reivindicações. Celeste esteve recentemente em Brasília, onde se decidiu em evento da Andes pela paralisação das universidades federais. “Agora a decisão é com as bases”.
Durante a assembleia, chegou às mãos da diretoria da Adufpel a resposta da reitoria sobre a pauta local dos docentes. Documento deve ser avaliado.
Fonte: Diário Popular
Por: Cíntia Piegas