[JAG] Funcionários e corpo clínico da Santa Casa de Jaguarão paralisam nesta sexta.

Funcionários e corpo clínico, médicos e enfermeiros, da Santa Casa de Caridade de Jaguarão paralisam nesta sexta-feira (3) durante todo o dia em protesto contra o descaso do Estado em relação aos hospitais e à área da saúde. De acordo com o médico Fávio Teles, os trabalhadores permanecerão mobilizados em frente ao estabelecimento de saúde e realizarão apenas os atendimentos de emergência. Segundo ele, a mobilização tem o apoio da comunidade.

Teles diz que o principal motivo do protesto é o atraso nos salários de março e abril. “Em março, foi pago apenas 50% do salário”, afirma. Além disso, por conta do atraso nos repasses o hospital estaria sem medicamentos para atendimentos básicos como contra a dor e antibióticos. O hospital também estaria necessitando de aparelho de raios X.

O coordenador regional da 3ª Coordenadoria de Saúde (CRS), Milton Martins, considera a atitude precipitada, já que a assinatura do contrato está marcada para esta sexta, às 14h, em Porto Alegre. Segundo ele, mesmo que o ato de assinatura não ocorra nesta sexta, deve ocorrer no máximo até terça-feira.

“Nesse modelo de contrato que foi negociado com Jaguarão, que garantiu um aumento considerável no valor dos recursos, o hospital recebe uma série de incentivos à vista”, diz. Além disso, ele disse que o Estado garantiu ao hospital uma antecipação de R$ 140 mil para evitar este tipo de transtorno. Segundo ele, este impasse está resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *