Herval é a melhor média regional de vacinação contra a Gripe.

Um resultado importante para a saúde do município de Herval, que se reflete através da porcentagem de alcance populacional obtido até agora na Campanha de Vacinação contra a Gripe. Até, 15, de maio Herval está com 65% de seu público alvo imunizado, a média Nacional é de 49%, Estado 54% e passamos os municípios de Jaguarão, Pelotas, Pedras Altas e Arroio Grande. Uma vitória para nossos cidadãos que estão conscientes da importância de se proteger contra os três tipos de gripe, ainda mais no nosso inverno gelado e chuvoso, características que propiciam o agravamento de qualquer espécie de gripe.

O dia D nacional aconteceu no último sábado e a equipe da Secretaria de Saúde esteve preparada para receber a população. O alcance do público já era esperado, pois, desde o primeiro dia de Campanha a Unidade Básica de Saúde alcançou o número máximo de imunizações para o dia, 80 fichas foram disponibilizadas e utilizadas. O Senhor Dinarte Pereira, por exemplo, era um dos primeiros da fila e conta que gosta de receber a vacina logo nos primeiros dias, mesmo aposentado tem um táxi e gosta de estar com a saúde em dia para não deixar de trabalhar.

A campanha ainda não acabou e quem ainda não teve tempo de receber, pode procurar a unidade básica de saúde, no setor de vacinação. A vacina trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B (subtipo Brisbane). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população. Em Herval as expectativas são de ultrapassar novamente a meta e chegar a mais de 92% do público alvo imunizado, números alcançados na campanha de 2016. Até o dia 28 de maio a vacina será disponibilizada em todo o país.

Público Alvo

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, que também devem se vacinar.

Dados Fornecidos pela Secretaria de Saúde

Média Nacional:49%

Média Rio Grande do Sul:54%

Região Sul
Arroio Grande:58%
Jaguarão:64%
Pedras Altas:56%
Pelotas:51%
Herval:65%

 

Fernanda de Freitas
Jornalista 5427/SC
Assessora de Imprensa da PMH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *