Exigência de emplacamento de maquinários agrícolas é válida para os fabricados em 2013.
A Resolução 429/2012, editada pelo Conselho Nacional de Trânsito, prevista ara entrar em vigor em junho deste ano, foi motivo de audiência nesta semana no Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), com o diretor Antonio Claudio Portella Serra e o coordenador-geral Milton Franz. O encontro contou com a presença dos representantes da Contag e Fetag/RS.
Conforme os representantes do Denatran na reunião, a resolução define regras somente para o registro das máquinas agrícolas novas fabricadas a partir de 1º de janeiro de 2013. Portanto, torna-se facultativo aos proprietários dos maquinários e fabricantes a decisão de emplacar ou não os veículos. Portella relatou que para os tratores que já tem placa terão o prazo de um ano para a regularização.
Hamm destaca a importância desta mobilização por parte dos agricultores. Ele observa que o encontro foi importante para tranquilizar todos aqueles proprietários de tratores, em especial de maquinários antigos, que não teria condições de emplacamento. “As autoridades do Denatran tranquilizaram os proprietários anunciando que não será exigido o emplacamento dos tratores, sendo somente opcional por parte daqueles que quiserem fazer”, observa Hamm ao também salientar sobre a garantia aos motoristas que ao transitarem nas estradas, em especial nas BRs, tem que haver uma sinalização para ter segurança no trânsito e que são exigências importantes.