Criado Plano Municipal de Habitação e Inclusão Social em Arroio Grande.

Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais. É a partir de sua elaboração que municípios e estados consolidam, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como os Planos Diretores, quando existentes, e os Planos Plurianuais Locais.

O Presidente do Conselho Municipal de Habitação, Manoli Kalaitzis disse que o PLHIS é ferramenta fundamental para garantir uma política habitacional coerente com toda a política urbana do município com o foco na qualidade de vida do cidadão. Acrescentou que o Governo Federal só trabalha com os municípios a questão da habitação, se apresentado um plano feito por técnicos especializados no tema.

“-Os tempos mudaram, o cidadão precisa muito mais de bons administradores do que de meros políticos e nisso consiste a aplicação do no novo plano. As ações e atividades necessárias à formulação ou implementação de investimentos habitacionais que garantam dignidade às pessoas, em especial, às famílias de baixa de renda serão amplamente discutidas e planejadas, independente de interesses políticos”, comentou.

Para Kalaitzis, a partir do PLHIS o crescimento habitacional na cidade terá obrigatoriamente que respeitar uma série de fatores, desde o ambiental até o de ordem jurídica, para que, por exemplo, um loteamento seja construído. “A demanda habitacional é muito grande, porém, os gestores públicos não podem mais permitir que essa necessidade sobreponha-se à própria lei sob pena de cometerem irregularidades, como até então se viu, ou não habilitarem-se aos recursos de esferas superiores”, complementou.

Diante da nova realidade, o presidente do conselho está otimista quanto a aprovação e implantação de projetos habitacionais em Arroio Grande, mesmo admitindo que existam uma série de tramites burocráticos que fazem parte de todo o processo.

No registro fotográfico, o Prefeito Henrique Pereira, Manoli Kalaitzis e o vice-presidente do Conselho de Habitação, Vladimir Xavier.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PMAG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *