Chimarrão ficará mais barato em agosto.
O frio realmente deu as caras neste inverno gaúcho, e o nosso fiel companheiro chimarrão é uma das pedidas para amenizar a sensação de gelo que a estação nos gera.
Muitas pessoas estão reclamando do preço da erva-mate, que realmente está cara. Nossa equipe de reportagem esteve em alguns supermercados da cidade de Arroio Grande para conferir os preços e viu que estão bem alterados em relação à algumas semanas atrás. Porém, uma notícia boa para os apreciadores do bom chimarrão: em agosto haverá redução do ICMS para a indústria, o que beneficiará além de diversos setores, a redução do valor da erva-mate.
O decreto, que passa a valer a partir de 1º de agosto (assinado pelo Governador do RS Tarso Genro nesta segunda – 22 de julho de 2013), desonera a produção sem prejuízo da arrecadação de ICMS na medida em que transfere o recolhimento para a fase de comercialização (diferimento). A iniciativa representa o início de um processo que deve se estender a outros setores. Dezoito segmentos servirão para avaliação sobre o impacto econômico da iniciativa.
Setores beneficiados:
Arroz; Café, Chá, Erva-Mate e Especiarias; Comunicações; Cosméticos, Coureiro-Calçadista, Perfumaria e óleos Essenciais; Energia Elétrica; Equipamentos e material Médico-odontológico; Farinha de cereais; Indústria extrativa mineral; Indústria Oceânica; Laticínios; Madeira e seus produtos; Medicamentos; Moveleiro, Óptica, Precisão e Foto; Produtos Minerais; Têxtil, Vestuário e Malharia; Tintas e Corantes.
Texto: Fernando Velasquez