[AG] Inicia a limpeza do prédio da primeira Câmara de Vereadores de Arroio Grande.
A foto postada nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2014, no Grupo Defensores do patrimônio histórico e cultural de Arroio Grande, repercutiu bastante e causou euforia em todos que aguardam com enorme ansiedade a restauração do prédio onde funcionou a primeira Câmara de Vereadores de Arroio Grande, na instalação do município em 22 de dezembro de 1873.
Segundo informações, a limpeza está sendo efetuada, para em seguida iniciarem os trabalhos de restauração da construção, localizada na esquina das ruas Dr. Monteiro e Herculano de Freitas.
O prédio
A casa que possuía funções executivas é considerado também, como o primeiro prédio da administração municipal. O imóvel, localizado na esquina das ruas Herculano de Freitas e Doutor Monteiro, bem no centro da cidade, está há algum tempo em via de desabar.
A construção do século 19, se tornou o símbolo do Grupo Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural de Arroio Grande, criado a partir da rede social Facebook e que busca resgatar e preservar o patrimônio histórico e cultural do município. Foi ainda local de nascimento de Herculano de Freitas, outra figura ilustre do município e que se destacou no cenário nacional como jurista, deputado, senador, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), diretor da Faculdade de Direito de São Paulo, entre outros cargos.
Trata-se de uma construção simples e pequena, com aproximadamente 114 metros, mas com grande significado histórico, dizem os defensores e, por isso, solicitaram ao prefeito a desapropriação do prédio, que era objeto de disputa judicial entre os herdeiros. Fechado desde 2003, ao longo dos anos teve uso sempre como prédio público e serviu de sede para um cartório e a promotoria pública entre outros.