[AG] Esporte Clube Arroio Grande comemora 74 anos.
Por: Redação – Diário Popular
[email protected]
De um grupo de jogadores que se reuniam nos finais de semana para jogar futebol, surgiu um dos mais tradicionais clubes de futebol da Zona Sul, o Esporte Clube Arroio Grande, que neste domingo completa 74 anos. Sua fundação data de 5 de maio de 1939. Tem no uniforme as cores azul e vermelho, sua mascote é simbolizada pelo Sacy e seu estádio Astrogildo Silveira Machado, o Avenida, tem capacidade para 4 mil torcedores.
A presidência está com o desportista Élvio Feijó, o qual dirigiu o clube em outras temporadas por dez anos e está voltando à frente da entidade da avenida Nossa Senhora das Graças. Foi campeão estadual da Série Verde em 1967. Sagrando-se bicampeão em 1969. No ano de 1991, em Sobradinho, conquistou o campeonato estadual na categoria amador. Na cidade, entre outros feitos, foi pentacampeão de 1966 a 1970, quebrando a hegemonia futebolística do coirmão, o Internacional. De suas fileiras muitos atletas se destacaram e foram para equipes de ponta do Estado. Entre eles, Jeferson, o qual jogou nos três clubes profissionais de Pelotas. José Bonifácio, o Zé Marfisa, jogou no Avenida de Santa Cruz do Sul e no Sport Club Rio Grande. O goleiro Joãozinho Feijó, Eduardo Pereira e Fábio Lima atuaram pelo Esporte Clube Pelotas. Fábio ainda jogou no Grêmio Porto-alegrense, clube que contou com Gita no elenco, este também arroio-grandense.
Tino (zagueiro dos anos 1970 e 1980), os goleiros Fernando e Giovane Guimarães, o lateral Murilo e o zagueiro Silva no Grêmio Esportivo Brasil. O último atuou pelo Colorado da capital. Inverso de jogadores que deixaram Arroio Grande para atuar em outras agremiações, muitos atletas conhecidos no meio futebolístico se deslocaram de suas cidades para defender as cores do Sacy. Para homenageá-los, merece destaque o ponteiro Jorge Luís, o Loco, recentemente falecido, que também vestiu a camisa do rival Grêmio Esportivo Internacional.
A palavra do presidente
“Estamos no momento formando a diretoria e cuidando de organizar o patrimônio do clube. Estamos reformando o estádio e a sede social. Para isso realizamos sorteios mensais entre os associados, com a mensalidade premiada, a fim de arrecadar fundos, pois a maioria dos clubes amadores convive com dificuldades. Aproveito para chamar os simpatizantes do Sacy a se associarem a este projeto e assim reerguermos o clube. O pensamento da diretoria para 2014 é disputar o campeonato estadual amador com as categorias juvenil e adulto”, afirmou Feijó.
*Colaborou Teodoro Gonçalves