[AG] Alunos do I.E.E. Aimone Soares Carriconde participam da 8ª FECITEP.
Ocorrerá até a sexta-feira, 29 de agosto de 2014, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, a 8ª FECITEP (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional).
E a cidade de Arroio Grande está marcando presença na feira com a participação do projeto “Controlando a receita” no eixo tecnológico gestão e negócio.
Tuania Martins e Willian Machado são os alunos idealizadores do projeto do Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, que conta com a orientação da professora Janici Silveira.
A classificação para a FECITEP veio após a segunda colocação na 11ª MEP (Mostra de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal).
Conheça um pouco sobre a FECITEP
A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional – FECITEP é uma ação que agrega todas as redes que oferecem Educação Profissional no Estado do Rio Grande do Sul e está instituída como evento oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tendo sido realizada desde 2007, no mês de outubro, sob a coordenação e supervisão da Seduc.
Somaram-se ao projeto a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais do Rio Grande do Sul (ADIFERS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RS) e o Sindicato das Escolas Particulares de Ensino (SINEPE/RS), integrando alunos e professores de diferentes realidades e com diferentes experiências.
A 1ª Feira ocorreu na Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre, onde foram expostos 77 trabalhos de pesquisa. Participaram da 1ª FECITEP, 47 trabalhos classificados nas MEPs. Em 2008, a Feira foi sediada pelo Colégio ULBRA Cristo Redentor, da rede ULBRA, em Canoas onde foram expostos 96 Projetos dos quais, 49 tiveram origem nas MEPs Regionais. Em 2009, a FECITEP contou com 101 estandes de exposição, sendo 49 Projetos originários das MEPs, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, pertencente à Rede SINODAL que abriu mais um espaço para a Feira.
No ano de 2010, o número de estandes foi para 102 e a rede estadual participou com 42 projetos, conforme acordo de cotas de projetos estipulada pelos participantes, e foi realizado na Escola Estadual Técnica de Agricultura- EETA de Viamão, em comemoração ao seu centenário. Em 2011, foi sede do evento a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em Canoas onde foram expostos 101 Projetos, sendo 43 oriundos da rede estadual. Em 2012 foram 102 estandes sendo 48 projetos do Estado.
Os objetivos que foram traçados no passado, se pautaram em oportunizar, através das Mostras e da Feira, um espaço de aprendizagem de múltiplos saberes em e de interação com os trabalhos realizados nas escolas; servir de instrumento de avaliação das ações da educação básica; aproximar os futuros profissionais do mundo do trabalho; proporcionar a troca de experiências entre as diferentes redes que oferecem Educação Profissional no Estado do Rio Grande do Sul. (Por Secretaria do Estado do RS)