Prolongamento da Perimetral em fase de acabamento em Arroio Grande
Pode ser definido como “um sonho” dos moradores da área central da cidade a ser realizado em breve pelo Governo Municipal, a conclusão da obra de prolongamento da Perimetral João Carlos Saraiva, trecho de cerca de 900 metros entre o Gitão e a Escola Silvina Gonçalves, entroncamento com a RS 602. A obra realiza-se em área pública e com recursos da própria prefeitura municipal com objetivo de estabelecer rota para o transporte pesado, passando atrás do loteamento Novo Tempo, com distâncias de 45 metros (mínimo) e 75 metros (máximo) das residências.
Os serviços de terraplanagem e a construção de dois boeiros com sistema de contenção e vazão de água pluvial controlada já foram concluídos. Conforme o secretário municipal de Obras, Adilson Andrade, é aguardado a colocação de material (saibro) e compactação, para isso a prefeitura conta com a parceria das empresas responsáveis pelo transporte de madeiramento produzido no interior do município. “Temos uma saibreira liberada que fica localizada no máximo a 15 quilômetros da obra, mas necessitamos de mais caminhões para o transporte deste material a ser colocado em todo o trecho e a parceria com estas empresas viabilizará a entrega da obra muito em breve”, comentou Adilson. No momento o trânsito no local está liberado para veículos pequenos.
POR QUE A OBRA É IMPORTANTE? A liberação do novo acesso evitará a trafegabilidade de caminhões bitrem transportando madeira ou soja por dentro da cidade, cujos transtornos e a destruição do patrimônio público há muito tempo vem sendo objeto de debate na comunidade. Com a ligação entre as duas vias os caminhões terão acesso direto à BR116.
A depreciação na Avenida Nossa Senhora da Graça com este transporte pesado salta aos olhos dos munícipes, inclusive, causando insegurança para pedestres e aos condutores dos demais veículos. As constantes reformas da avenida pela prefeitura servem, apenas, como paliativos e acabam sendo desperdiçados recursos e o trabalho dos servidores.
.
OBRA PARALELA DO DAER É AGUARDADA – A demora para a liberação da construção do trevo ligando a Perimetral João Carlos Saraiva e a ERS 602 continua preocupando ao Prefeito Luis Henrique e ao Ministério Público que ingressou na luta para que o Governo do Estado, através do DAER, cumpra sua parte na liberação da obra com a construção do novo trevo. Há cerca de seis meses o município recebeu a visita do Engenheiro Silusmar, do DAER, que após verificação de dois locais definiu onde será o ponto de intersecção entre a ERS 602 e a Perimetral da Zona Norte da cidade. No entanto, a autarquia não mais se manifestou a respeito do assunto.
Fonte: Assessoria de Imprensa – PMAG