Programa Saúde na Hora completa um mês em Herval
Desde o dia 1º de novembro a população hervalense conta horário de funcionamento estendido na Unidade Básica de Saúde (UBS), isso por que o Município aderiu o Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que prevê a ampliação do horário de funcionamento da Unidade para que mais pessoas possam ser atendidas.
Completando um mês da adesão nessa terça-feira (1º), o Programa estabelece horário estendido todos os dias, de segunda a sexta-feira, funcionando das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, aumentando em 03 horas diárias o atendimento na UBS.
A proposta oferece aos moradores um terceiro turno de atendimento, para quem não possa ir até a UBS durante o dia. Agora, serviços como sala de vacinas, consulta médica, dentista e consulta de enfermagem são oferecidos no horário das 8h às 20h -exceto consultas especializadas, exames e do atendimento da Farmácia Básica, que continua das 8h às 14h.
Quem ganha são os usuários da UBS, como a moradora do bairro Jango Vera Lúcia Machado, de 54 anos. A dona de casa estava na espera para a consulta odontológica de sua neta, Thacylla, e elogiou a mudança no sistema. “Com os novos horários consigo ter um aproveitamento melhor do meu dia e ainda acompanhar minha neta em suas consultas”, declarou dona Vera.
O aposentado German Miranda, de 59 anos, concorda. Morador do bairro Grafulha, agora ele consegue ser atendido sempre que precisar do serviço. “Esse novo sistema, permite que a gente possa consultar sempre que necessitar do atendimento. Assim, consigo realizar o restante das minhas atividades com tranquilidade e cuidar bem da minha saúde”, falou seu German.
Além da mudança no horário de atendimento, também foram descontinuadas as consultas por bairro. Toda a população que precisar de atendimento na Unidade Básica de Saúde, dentro do período estipulado, com o novo Programa, será atendida. No momento de adaptação da equipe de trabalho, estão sendo distribuídas fichas de atendimento a cada meia hora, ou seja, cerca de 24 fichas por dia.
Segundo o Supervisor da Unidade Básica de Saúde, John Lenon Dias, a implantação está sendo realizada conforme o ajuste e o entendimento da equipe, por se tratar de um novo Programa. Uma das exigências para a adesão ao Programa pelo Ministério da Saúde é a introdução da informatização do sistema. Com isso, nessa semana, os profissionais da Secretaria estarão realizando treinamentos de capacitação para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
O novo modelo de prontuário irá reunir e organizar por completo o prontuário médico do paciente (histórico, diagnósticos, atendimentos, exames e medicações prescritas), tornando os atendimentos informatizados. A medida reduzirá custos evitando, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, uso excessivo de papel, além de permitir que todos os profissionais da rede de atenção à saúde tenham acesso aos dados dos pacientes, para auxiliar os atendimentos.
O que sofreu mudança também foi o sistema de retirada de receitas. Com o novo Programa, todos os pacientes que necessitarem de troca de receita para a aquisição de novos medicamentos de uso contínuo deverão ser atendidos por consulta médica, para nova avaliação.
Este é um ganho para o município que avança na gestão da Saúde Pública, considera o Prefeito Rubem Wilhelnsen. “A Administração Municipal está fazendo a sua parte, com investimentos grandes, para oferecer melhor atendimento para todos”, declarou o Prefeito.
– Temos uma gestão em saúde e a eficiência das equipes de estratégia de saúde, que são exemplos. Nosso sistema e nossa infraestrutura são melhores do que a maioria dos municípios da nossa região. Adquirimos no último ano um ônibus que realiza o transporte diário de pacientes para cidades como Pelotas para receberem atendimento especializado. Além disso, também está sendo implementado no município o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Exemplos como esses demonstram que a Administração Municipal está empenhada em garantir o acesso à saúde para todos os hervalenses.
O Prefeito pede que a população também faça sua parte e alerta para os cuidados de prevenção a todos os tipos de doenças, a exemplo do coronavírus. “Os cuidados com a saúde são importantíssimos, é imprescindível que a população mantenha o distanciamento, utilize máscara de proteção social e realize a higienização frequente das mãos e de objetos”, lembrou Rubem.
Como incentivo à participação no programa Saúde na Hora, os repasses mensais do Ministério da Saúde devem dobrar de valor. Com isso, o Município passará a receber mais recursos para os custeios da unidade e das equipes. Herval conta com três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, com esse Programa, estão revezando os atendimentos na UBS, nas localidades do interior e a domicílio.
Texto e Foto: Karoline Peter