Prefeitura de Arroio Grande adere ao PAA da agricultura familiar

Após quatro anos de intensa luta para vencer os tramites burocráticos o município de Arroio Grande recebeu a liberação para aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, modalidade Compra com Doação Simultânea – executado via Termo de Adesão com estados e municípios. O PAA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos de agricultores familiares e os destina gratuitamente às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede sócio-assistencial e pelos equipamentos de alimentação e nutrição, como os restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.
O gestor municipal é o servidor público Davi Ferreira Caetano que fez questão de ressaltar o empenho do Prefeito Henrique Pereira, do ex-secretário João Carlos “Cacaio” e do vereador Casca Silva em constantes reuniões com os órgãos estaduais e federais envolvidos no programa. “Literalmente estamos colhendo os frutos de um longo esforço da Administração Municipal para que os produtores da agricultura familiar pudessem ter este benefício como mais uma fonte de renda”, comentou Davi Caetano. 
Atualmente são 23 pequenos produtores cadastrados e aptos a comercializar os hortifrutigranjeiros e 32 produtores já encaminharam a documentação para ingressar no programa. A Prefeitura, através da secretaria municipal de Agricultura, investiu na aquisição de kits de irrigação, insumos e sementes para serem entregues aos produtores. Conforme informou Davi Ferreira, até o final do ano o município estará recebendo um caminhão modelo baú exclusivamente para o transporte dos produtos. 
A secretária municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social e Primeira Dama, Eliane Antunes, juntamente com o secretário adjunto, Vladimir Xavier, e com o secretário municipal de Agricultura, Fernando Mattos efetuaram na manhã de quarta-feira, 21, a distribuição dos hortifrutigranjeiros para a APAE, Lar dos Velhinhos, Comunidade Católica e para os dois restaurantes populares da Prefeitura. Participaram da distribuição o gestor municipal do Programa, Davi Caetano, e integrantes das secretarias municipal de Agricultura e de THDS.
A secretária Eliane Antunes definiu o novo Programa como “uma revolução no desenvolvimento da agricultura familiar”. Ela que ao longo dos seis anos e meio da atual administração municipal, na condição de Primeira Dama, participou voluntariamente de diversas ações sociais o que o credenciou a conhecer bem a realidade das famílias em vulnerabilidade social no município e o quanto as entidades filantrópicas e públicas de cunho social precisam de alimentos para atender a grande demanda. “O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) era um grande sonho que o prefeito Henrique e sua equipe vinha perseguindo. Todos ganham com a implantação do PAA em Arroio Grande: os pequenos produtores que passam a ter uma nova fonte de renda, a prefeitura que economiza ao deixar de comprar estes produtos para repassar as entidades e aos restaurantes populares e, principalmente, a comunidade assistida que recebe produtos de alta qualidade. É um programa revolucionário para o desenvolvimento rural e social”, completou Eliane Antunes. 
A partir de agora todas as quartas-feiras acontecerá a distribuição dos produtos fresquinhos diretamente do interior para a comunidade urbana.

Fonte: Assessoria de Imprensa – PMAG