[PEL] Inscrições para o torneio aberto de xadrez da Fenadoce seguem abertas.

Felipe Menna Barreto estará presente no Torneio de Xadrez da Fenadoce. Foto: Divulgação.
Felipe Menna Barreto estará presente no Torneio de Xadrez da Fenadoce. Foto: Divulgação.

As inscrições para o Torneio Aberto de Xadrez Rápido da 22ª Fenadoce prosseguem até sábado(14), às 9h30, quando o evento reúne enxadrista de todo Estado no Auditório do Centro de Eventos Fenadoce. As disputas acontecem nas categorias absoluto, máster, sênior, feminino, sub18 e vale como semifinal do Campeonato Estadual de Xadrez. Já na escolar as categorias de disputa são na Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16 anos, nos naipes masculino e feminino.

A expectativa, segundo o vice-presidente no interior, da Federação Gaúcha de Xadrez e vice-presidente do Clube de Xadrez Pelotense, Agustin Jardel da Rosa Ribeiro, é que até o sábado(14), antes do congresso técnico, se efetivem mais inscrições. “Já temos confirmados enxadristas de Bagé, Canguçu, Alvorada, Rio Grande, Montenegro, Canoas, Novo Hamburgo e até de Tacuarembó, no Uruguai”, destaca. O evento distribuirá R$ 1 mil em premiação para categoria absoluto e terá na arbitragem AF Marcelo Konrath, Roger Minks, Cícero Augusto, Andrino Botelho, Gabriel Silveira, Natália Rodrigues e Yasmin Massaut.

O torneio acontecerá no sistema “suíço”, onde cada jogador jogará seis partidas de 20 minutos para cada. “No final somam-se os pontos obtidos por cada jogador, apontando a classificação geral e por categoria”, explica Jardel. Ele destaca que na categoria absoluto a primeira rodada está marcada para as 11h e a segunda para as 11h50. As rodadas seguintes acontecem a partir das 14h e a cerimonia de encerramento e entrega da premiação está marcada a partir das 17h, com a presença de autoridades, imprensa e apoiadores do evento.

Na categoria escolar o crescente estímulo à prática do xadrez nas escolas faz com que o número de pequenos jogadores seja a cada ano maior. “Temos um grupo grande de crianças jogando em Pelotas, Bagé e Canguçu o que é muito positivo já que é um esporte que valoriza o raciocínio através de um exercício lúdico, desenvolvendo várias habilidades positivas aos alunos”, avalia Jardel.

CLÃ DE CAMPEÕES – Entre as presenças confirmadas para o Torneio Aberto de Xadrez Rápido da 22ª Fenadoce estão Arthur Patroclo, campeão brasileiro de Xadrez Rápido em 2012, Anderson Donay, atual campeão estadual, Mestre Paulo Sérgio de Castro Oliveira, hexa-campeão estadual e Felipe Kubiaki Menna Barreto, que aos 20 anos conquistou o Campeonato Gaúcho Absoluto e, em 2013, o reconhecimento da Federação Internacional de Xadrez como Mestre FIDE. O xadrez é um esporte praticado há gerações pela família Menna Barreto e teve início com seu tio avô, João Manoel Menna Barreto. “Foi ele quem ensinou o Henrique Mecking (Mequinho), considerado o maior expoente da história do xadrez brasileiro, a jogar”, conta Felipe. Ele lembra que durante anos o tio treinou seu pai, Mestre FIDE Luiz Ney Menna Barreto, que acabou por se tornar Bi-Campeão Gaúcho nos anos de 1985/86. “O pai acabou me passando a paixão pelo xadrez, aos sete anos me ensinou a jogar, no entanto o interesse maior veio aos 14 anos, no Colégio Pastor Dohms, onde participava das aulas de xadrez ministradas por ele”, relembra. Atualmente Felipe participa de competições por todo o Brasil e durante as férias viaja para outros países. “Neste período tenho a oportunidade de fazer turismo e competir em fortes torneios”, observa. Além disso, para manter a prática em dia ele conta que acompanha na internet os principais torneios pelo mundo. “Reproduzo partidas dos Grandes Campeões de todas as épocas, a fim de aumentar a compreensão do jogo para obter cada vez melhores resultados na sua prática”, resume. Para o próximo sábado Felipe espera reunir duas de suas paixões, o xadrez e os doces. “O Torneio da Fenadoce já é um evento consagrado no calendário enxadrístico estadual, espero mais uma vez passar um agradável final de semana em Pelotas”, finaliza.

Gabriela Mazza
Satolep Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *