Município de Pelotas define área para construção do novo Presídio.
O prefeito Eduardo Leite definiu, em reunião com equipe técnica ocorrida na manhã da última quarta-feira (10/8/16) no Paço Municipal, o terreno do Município que pode ser disponibilizado para a construção de novo Presídio Regional: uma área localizada à avenida Zeferino Costa, na Sanga Funda, nas proximidades da sede da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz). A medida atende de pronto solicitação de urgência apresentada a Eduardo, ontem, por uma comissão representativa da Segurança Pública.
O prefeito, o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Gilberto Cunha, o chefe do Departamento de Sistema de Informações daquela Secretaria, arquiteto Sinval Xavier e o coordenador de Estratégia e Gestão, Paulo Morales, aprofundaram-se na análise de plantas de áreas públicas, com o objetivo de identificar uma que servisse aos interesses da Segurança, sem comprometer futuros projetos de ocupação.
Eduardo e equipe também pesquisaram estruturas e tamanhos de presídios recentemente construídos no Estado e concluíram que a área da Sanga Funda é suficiente para sediar o novo Presídio – o terreno tem sete hectares (200 x 350 metros), mais que o triplo da área das atuais instalações, na Tablada, que têm 2,1 hectares.
Considerando que disponibilizará ao Estado um patrimônio próprio, o Município pretende requerer na negociação o prédio que atualmente sedia o Presídio, com intenção aproveitá-lo para outros fins públicos. Agora, o Executivo oficiará à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), informando sobre o avanço do assunto.
Ao solicitar um terreno ao Município, a comissão de Segurança Pública destacou que a situação do atual Presídio está no limite – o prédio está localizado em zona residencial e apresenta fragilidade diante das exigências de segurança.