Município de Jaguarão é exemplo para o Estado na implantação do PIM – CRIANÇA FELIZ

Na quarta-feira (24), o prefeito e a secretária de Jaguarão foram recebidos pela secretária da Saúde (SES), Arita Bergmann, pela diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Ana Costa, e pela coordenadora estadual do programa Primeira Infância Melhor (PIM), Gisele Mariuse da Silva,

As representantes da gestão estadual ouviram a experiência de Jaguarão na forma de contratação de recursos humanos para monitores e visitadores do PIM e do programa federal Criança Feliz. “Esse é um exemplo de boa prática em gestão pública”, elogiou a secretária Arita. Telis explicou que a contratação do PIM/Criança Feliz em Jaguarão é realizada por meio da modalidade de Organização da Sociedade Civil (OSC).

“É um trabalho muito bem realizado. Cada cidade tem autonomia para escolher a forma de contratação das pessoas que vão trabalhar no programa”, explicou Gisele. Acrescenta que, partir desta escuta serão feitos materiais de informação a serem entregues nos municípios e, assim, ajudá-los a se organizar. Para ela, a OSC é um processo dinâmico de contratações efetivas. “As formas de admissão afetam diretamente na qualidade do serviço”, disse.

Ana Costa ressaltou que é preciso trabalhar próximo aos municípios e que essas conversas ajudam a fortalecer o programa. “Queremos dar esses bons exemplos para as cidades que queiram aderir ou expandir o PIM”, destacou Ana.

O sistema que está em pleno funcionamento será modelo para outros municípios que desejem utilizar a fórmula exitosa que Jaguarão utilizou para colocar em prática estes programas que tem por objetivo acompanhar, diagnosticar e qualificar o desenvolvimento das crianças desde a gestação.

Segundo Renata, não se implanta ou se executa um grande projeto de forma tão qualificada sem grandes parceiros. “Na Secretaria tive o apoio e a dedicação incansável de todos, somos um grande time, que vem trabalhando de maneira séria e responsável para que nossa comunidade tenha atendidas suas demandas e através destes programas conseguiremos melhorar a qualidade de vida de todos, iniciando por nossas crianças”, diz Renata, destacando ainda as parcerias da Secretaria da Saúde que integrou o PIM ao programa Criança Feliz e também da Igreja Batista Independente de Jaguarão, através de chamamento público.

Para o prefeito Favio Telis, ser exemplo de qualidade, principalmente na área do desenvolvimento humano, é motivo de muita alegria e orgulho da equipe do governo, principalmente de todos da Secretaria do Desenvolvimento Social que se dedicaram de forma intensa e muito responsável para que hoje fôssemos reconhecidos pelo trabalho que está sendo executado.

Decom – PMJ