Mais de 3 mil pessoas serão vacinadas contra a gripe em Arroio Grande

A campanha de vacinação contra a gripe em Arroio Grande teve início na segunda-feira atendendo aos idosos acima de 60 anos e aos profissionais de saúde.
Como forma de prevenir aglomerações a secretaria municipal de Saúde, liderada por Janaína Kosby, adotou como estratégia a vacinação em casa. Para isso estão sendo utilizados os profissionais das 3 Unidades Básicas (UBSs), Posto do Bairro Silvina Gonçalves, Posto do Distrito de Santa Isabel e Centro de Saúde (antiga Policlínica).
Na primeira etapa até quarta-feira (25), foram aplicadas 1.132 doses num total de 1.200 enviadas ao município. A enfermeira Chefe do Centro de Saúde, Marcia Webler, explicou que tecnicamente é impossível utilizar 100% da vacina de dentro do frasco
Na manhã da última quinta-feira (26), após receber nova remeça de 1.600 doses, teve início a segunda etapa da vacinação neste mesmo público alvo.
Conforme dados da secretaria de Saúde, Arroio Grande atenderá aproximadamente 3.100 pessoas nestas etapas iniciais (entre idosos e profissionais de saúde).
A enfermeira Chefe do Centro de Saúde, Marcia Webler, responsável pelo Setor de Imunizações em Arroio Grande, destaca que a vacina não imune contra o Coronavírus, mas a antecipação auxilia os profissionais da saúde quanto ao possível diagnóstico do vírus e evita aglomerações nos locais de vacinação. O “Dia D” será em 9 de maio sendo obedecido um calendário prioritário estabelecido em 3 fases.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

Assessoria de Imprensa – PMAG