Dois novos casos de Covid-19 são confirmados em Pelotas, nesta terça-feira (5)
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) confirmou mais dois casos de infecção pelo novo coronavírus, em Pelotas, nesta terça-feira (5). O registro faz com que o município passe a ter o total de 24 moradores com testes positivos.
O casal, marido e mulher, de 62 e 59 anos, respectivamente, possui histórico de viagem recente a uma cidade da Zona Sul do Estado. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, os dois estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves da doença. Laboratório credenciado ao Ministério da Saúde efetuou as análises dos materiais biológicos colhidos de ambos.
Mais recuperados
Houve aumento, também nesta terça, da quantidade de recuperados. A mulher, que estava em um hospital privado de Porto Alegre, recebeu alta. Ela é a 19ª paciente Covid, com residência em Pelotas, reabilitada. O homem de 71 anos, internado desde o fim de março, permanece em uma instituição de saúde privada na capital gaúcha.
Mantêm-se no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), sem laudos, sete amostras de Pelotas coletadas, que deverão ser pesquisadas em relação à contaminação pelo patógeno.
Caso do Rio de Janeiro
A epidemiologia local foi notificada sobre nova constatação oficial de contágio pelo vírus: uma moradora do Rio de Janeiro, que está na cidade em visita à família. “É uma mulher de 39 anos, isolada na casa dos parentes, com sintomas gripais”, detalha Carmem.
A conclusão do teste dela foi atestada, para a Covid-19, por um estabelecimento habilitado junto ao Ministério. Por residir em outro Estado, a ocorrência não faz parte da contabilidade de controle da expansão do Sars-CoV-2 no município.
Internações locais
A Beneficência Portuguesa coletou material, para averiguação da presença ou não do vírus, de uma paciente de 77 anos, hospitalizada com o fim de tratar pneumonia. De acordo com a Assessoria de Comunicação da instituição, um laboratório não certificado pelo MS procedeu ao exame e, por isso, a equipe médica aguarda contraprova do Lacen.
A ala destinada ao tratamento de doentes contaminados pelo novo coronavírus do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Centro Covid seguem sem ingressos de enfermos.
Por Alessandra Senna