Dias chuvosos se aproximam
Nos últimos sete dias, choveu menos que o normal no Rio Grande do Sul. O maior registro não passou dos 15 milímetros na Planície Costeira Externa. Além disso, o frio na segunda metade da semana foi extremamente intenso, com ocorrência de neve na Serra do Sudeste e Serra Gaúcha.
No fim de semana, geou em praticamente todo o Estado. O município de Quaraí, no Oeste gaúcho, registrou -5°C na última sexta-feira (21).
A formação de um novo bloqueio atmosférico fará com que uma frente fria estacione entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, trazendo chuva constante. O acumulado alcança até 50mm na Campanha até a sexta-feira (28). Posteriormente, entre 29 de agosto e 2 de setembro, a chuva se espalhará um pouco mais pelo RS, mas os maiores acumulados, acima dos 70mm, permanecerão sobre a Metade Sul do Estado.
Após o frio intenso dos últimos dias, esta semana será mais quente que o normal. Uma nova queda de temperatura, no entanto, acontecerá na primeira semana de setembro e não será tão intensa como a última.
CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS
Fronteira Oeste
Tempo seco, ventos de norte e temperatura em elevação na Fronteira Oeste. As rajadas alcançam 60km/h nesta terça (25). Entre quinta (27)e sexta-feira (28), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, mas a precipitação será mais persistente a partir do próximo domingo (30). O acumulado até meados da semana que vem varia entre 50mm e 60mm.
Campanha
Tempo seco com ventos de norte e temperatura em elevação até a quarta-feira (26). A partir da quinta-feira (27), a chuva retornará e não irá parar até pelo menos o dia 2 de setembro. Atenção para ventos fortes com rajadas em torno dos 60km/h no sábado (29). Em dez dias, a região receberá mais de 100mm, favorável ao aumento do nível de reservatórios, mas impossibilitando as atividades de campo por um período prolongado.
Central
Tempo seco e ventos de norte que garantem elevação da temperatura na Região Central do Rio Grande do Sul até a quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, mas apenas a partir do domingo, é que a chuva será persistente. O acumulado até meados da semana que vem alcança algo entre 35mm e 40mm.
Planície Costeira Interna
Tempo seco, vento moderado de norte e temperatura em elevação até a quinta-feira (27). A partir da sexta-feira (28), uma frente fria causa chuva constante que prosseguirá até pelo menos meados da semana que vem. O acumulado passa dos 100mm na região de Pelotas e oscila em torno dos 60mm na região de Camaquã.
Planície Costeira Externa
Semana com tempo seco e temperatura em elevação. Somente a partir do domingo (30), a passagem de uma frente fria causa chuva persistente e ventos fortes do quadrante sul com rajadas em torno dos 55km/h. O acumulado previsto até meados da semana que vem varia entre 10mm e 20mm na Região Metropolitana de Porto Alegre e entre 20mm e 30mm no Litoral Norte do Estado.
Zona Sul
Tempo seco com ventos de norte e temperatura em elevação até a quarta-feira (26). A partir da quinta-feira (27), a chuva retornará e não irá parar até pelo menos o dia 2 de setembro. Especificamente na região de Santa Vitória do Palmar, a chuva retornará a partir da quarta-feira, com potencial para descargas elétricas e granizo. Atenção para ventos fortes com rajadas em torno dos 60km/h no sábado (29) em toda a Zona Sul. Em dez dias, a região receberá mais de 150mm, favorável ao aumento do nível de reservatórios, mas impossibilitando as atividades de campo por um período prolongado.
Por: Somar Meteorologia