Com recorde de público, a 32ª Fejunahe foi um sucesso em Herval
Uma das festas mais tradicionais do calendário Hervalense, a 32ª Fejunahe foi realizada nessa semana. Entre os dias 20 e 24 de junho, população e turistas vibraram com as atrações e toda a programação da Festa. A estrutura de lona de 40 metros instalada na Praça Marquês de Herval abrigou o público, de aproximadamente 6 mil pessoas, que passaram pelo evento durante os cinco dias.
A 32ª Festa Junina de Herval – FEJUNAHE, evento que homenageia o padroeiro do município São João Batista teve sua abertura na quinta-feira (20), na final da 2ª Copa Integração, e contou com a presença de autoridades locais e regionais, além de um grande público que já estava pronto para curtir tudo o que o evento prometia.
A corte da 32ª Fejunahe, Rainha Millene Botelho e 1ª Princesa Andressa Gonçalves, acompanharam toda a programação do evento, apresentaram as atrações e deram um show de simpatia e interação com público e artistas.
O público que prestigiou o evento não poupa elogios. Helena Nobre comentou que já fazia alguns anos que não participava. “Achei tudo perfeito, tudo muito bem organizado. Shows que agradaram todo o tipo de povo. Ótima organização dos estandes e cobertura. Nada a reclamar”, considerou Helena.
Morador de Lageado, Victor Silva, visitou pela primeira vez a Fejunahe. Para ele, a festa estava muito bem organizada, com atrações muito boas. “Gostaria de parabenizar a todos pela excelente festa, na próxima estarei de volta com certeza”, garantiu o visitante.
O Secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Francisco dos Santos, ficou contente com o sucesso da Festa: “Trabalhamos duro para isso, mas superou nossas expectativas e isso não seria possível sem o apoio das equipes das Secretarias Municipais [Obras, Saúde, Planejamento e Administração], do SESC Pelotas, da ACIAS, dos patrocinadores, da imprensa, das atrações e do público que nos prestigiou”, contou Chico.
A Fejunahe faz parte do calendário de eventos do Município, pois homenageia o padroeiro do Município, São João Batista. A Festa é promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e SESC Pelotas, com o apoio da ACIAS e Secretaria de Obras e Patrocínio da Rede Grau3 Educacional, Erva Mate Barão e STA Telecom.
Shows
Passaram pelo palco da Fejunahe de todos os ritmos e de todos os estilos mais de 20 apresentações que embalaram o público com os maiores sucessos da música nativista, sertanejo, samba, MPB e, pela primeira vez, eletrônica.
A Fejunahe também é conhecida por incentivar artista da terra, por isso, 10 cantores e bandas locais passaram pelo palco do evento: Junior Baz, Adão Silveira, Cassia Bittencourt, Marcos Vinicius, Tacila Machado, Marcelo Moraes e convidados na Roda de Samba, MC O Tal KR, Pablo Pereira, Grupo Amigos do Samba, Grupo Relíquia, Banda Portal4, Gilson Machado e Banda e Jorge Mattos e Grupo Versão Campeira.
Também teve muita música gaúcha, com a participação de Jairo Lambari Fernandes, Xiru Missioneiro e Grupo Chão Colorado, Grupo Sandim, João Chagas Leite e Grupo Querência.
O MPB, Rock e o rap também estiveram presentes através das vozes de Jones Lacerda, MC Taik e Marcela Mescalina. Teve samba e pagode com Cassiano e Grupo na Molecagem e eletrônica com Dj Veleda Beats.
O arrocha e sertanejo, que sempre animam a galera que curte o som, foram os ritmos mais tocados pelas bandas da programação. Fabrício Rios e Banda, Dulcy Marx e Filipe Gomes, Grupo Mariáh com as cantoras Aíse e Pricila Olave e Banda hawai cantaram as músicas mais conhecidas e o público presente fez coro.
6º Festival de Bandas
A emoção tomou conta do 6º Festival de Bandas e Fanfarras, realizado no sábado. O Evento homenageava o cinquentenário da E.M.E.F Padre Libório Poersch e prestou homenagem a idealizadores e fundadores da Escola.
Diversas bandas do município e de cidades da região se apresentaram. Dando as boas-vindas a todos, a Banda Mirim Padre Libório Poersch abriu a programação. Logo após, se apresentaram as Bandas do Colégio Getúlio Vargas (de Pedro Osório), Banda da Escola Corintho Ávila Escobar, Banda Municipal de Arroio Grande. Encerrando o Festival, a Banda Juvenil da Padre Libório Poersch realizou a sua apresentação.
Na ocasião, profissionais e idealizadores da E.M.E.F Padre Libório Poersch, que completa 50 anos em junho, foram homenageados. O primeiro a receber a homenagem foi o ex-prefeito Walter Ferreira, já com 101 anos, que na época era prefeito do município e fundou a então Escola Municipal da Sede. Também receberam homenagens os seguintes segmentos:
Secretárias de Educação: Cristiane D’ávila (atual Secretária Municipal de Educação);
Pedreiros, pintores e eletricistas: José Correa (que representa esses profissionais responsáveis por construir a sede da escola);
Professores: Marta Veleda (a 1ª professora da escola);
Funcionários: Maria Almira Terra Costa (ex-funcionária);
Instrutores e Mestres de Bateria: Bruno Côrrea (que, durante períodos, foi responsável pelas Bandas Marciais e pela Escola de Samba da Escola);
Estagiários e alunos da instituição: Mayara Souza (ex-estagiária e ex-aluna da escola)
Pais: João Jorge e Maria de Fátima
V Dançarte
O domingo foi de dança, com a quinta edição do Dançarte, que reuniu grupos de danças com diversos estilos. Danças urbanas, invernadas, style dance, músicas latinas… Muita arte e talento passaram pelo palco da 32ª Fejunahe.
A programação teve a participação dos Grupos de Dança Infantil do CRAS, da Invernada Mini-Mirim do CTG Minuano, da APAE, da Invernada da escola São Benedito, de Bagé, que esteve presente prestigiando e encantando o evento. O Grupo SwagDance e de Dança Urbanas do CRAS também apresentaram diversas coreografias. A programação encerrou com a participação dos grupos GDF Essência Campeira (da E.M.E.F Padre Libório Poersch) do Grupo Style Dance, do GDT Alma Gaúcha (do I.E.E. São João Batista), do grupo Art in Dance e do GDF Estância do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa – PMH