Castrações gratuitas de cães recomeçam na Clínica Municipal de Herval
O serviço de castração animal, realizado pela Unidade Municipal de Controle Populacional de Cães e Educação em Saúde, foi retomado nesse mês.
Na quarta-feira (18), o veterinário Gabriel Fiori e a Coordenadora de Defesa de Direito dos Animais, Debora Costa, realizaram castrações em cães na Clínica Municipal. O Prefeito Rubem Wilhelnsen e o Secretário Adjunto de Agropecuária, Itamar Pereira, acompanharam os procedimentos.
A Clínica esteva fechada, passando por reformas no prédio e no bloco cirúrgico, por recomendação do Ministério Público. Após a obra, os serviços foram retomados e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês.
Além de ser uma importante forma de controle populacional, a esterilização de cães previne os tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.
Terão prioridade nas castrações os animais de rua, encontrados pela equipe da Secretaria e animais de famílias de baixa renda, desde que cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que realizaram o agendamento. As solicitações serão atendidas respeitando a ordem cronológica.
Segundo o veterinário, a recuperação é rápida. Para cães, a previsão é de 24h, porém alguns cuidados são necessários: a cirurgia de castração permite que o animal já recupere a maior parte de suas atividades normais em 24 horas – no entanto, alguns cuidados específicos devem ser tomados durante o período pós-operatório, como: Prestar atenção nos pontos da operação para verificar possíveis inchaços; Uso de um colar elizabethano para impedir que o cão morda ou lamba a área da incisão; Administração de medicamentos indicados pelo médico veterinário e Restrição de atividades do cão, como pular ou correr por cerca de dez dias após a cirurgia.
Cordiona, da raça australiana, foi uma das cadelas que já realizou o procedimento, no dia 10 de julho. Ela chegou na vida de Carmem Lúcia Brandão ainda filhote, há dois anos e segue até hoje sendo a única cadela da casa. Carmem, está satisfeita com a operação. “Foi tudo perfeito, os pontos até já caíram. Muito bom.”, elogiou a dona da Cordiona.
Assessoria de Imprensa – PMH