Arroio-grandense é campeã do Freio Jovem 2018 na Expointer, em Esteio
As arroio-grandenses Sinthia Schuster e Redellyn Araújo subiram ao pódio na categoria Juvenil Feminino no Freio Jovem 2018 na Expointer, em Esteio.
Redellyn Araújo (foto), troca o 3º lugar no pódio alcançado no ano passado pelo 1º em 2018. Assim, ela atribui a vitória a sua fiel companheira, Dama Alegre do Rebuliço. “É uma emoção muito grande, não tem nem o que falar. Se não fosse pela Dama Alegre eu não teria chegado até aqui”, conclui a competidora.
Sinthia ficou com o 2º lugar na mesma categoria.
Conheça um pouco mais sobre o Freio Jovem
Dividido em oito categorias, o Freio Jovem abre portas para concorrentes de 6 a 20 anos. Oportunidade para alguns, sonho para outros, a disputa não utiliza a defesa de título com o objetivo de aumentar a possibilidade de desenvolvimento de cada competidor, novo ou não. Algumas diferenças no regulamento se adequam à experiência dos jovens conjuntos, como a não utilização de gado na Prova de Campo. A avaliação, nesse caso, observa aspectos como docilidade na largada, governo em velocidade, destreza, postura e rapidez no percurso.
A modalidade, oficializada pela entidade em 1994, naturalmente foi ganhando adeptos durante as duas décadas de existência. A prova representa uma parcela de novos ginetes que começam a treinar e se preparar para entrar em pista cada vez mais cedo. Com olhares atentos, a plateia vibra a cada movimento preciso dos concorrentes. Da família ou não, os espectadores torcem e se emocionam juntos.
Com informações da ABCCC – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos
Foto: Felipe Ulbrich