[PEL] Transtorno – UCPel adia primeira turma do curso de Odontologia.
Segundo curso mais procurado no Vestibular de Verão 2014 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a primeira turma de Odontologia da instituição deverá ficar para o ano que vem. Mesmo com a alta procura, o número mínimo de matrículas para efetivá-la neste semestre não foi preenchido.
Segundo a assessoria da UCPel, os alunos estavam cientes e assinaram um documento de que só haveria turma se 85% das vagas fossem preenchidas. O mesmo procedimento vem sido adotado em outros processos seletivos, como nos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A universidade ofereceu duas opções aos que passaram na faculdade: que escolhessem por outro curso na área da saúde (exceto Medicina, sem vagas disponíveis) ou a devolução do valor já investido. O valor da mensalidade estava previsto para aproximadamente R$ 2,9 mil. A data final para a escolha dos alunos é 13 de fevereiro.
Transtorno
Mas o cancelamento tem causado transtorno para alguns estudantes. É o caso de Dariane Nicoletti, de 17 anos, natural de Santa Vitória do Palmar. A um mês do início das aulas, a jovem gastou em mobiliário e no aluguel de um apartamento em Pelotas. Agora, a mudança a pegou de surpresa. “O que eu faço? Não esperava isso e fico com pé atrás de esperar de novo pelo curso”, afirma ela, que ainda não sabe se opta por frequentar outra graduação.
Mesmo com a interrupção, o projeto da Odontologia, assim como cronograma de obras, permanecem. Os professores também não serão prejudicados, já que fazem parte do quadro docente da universidade.
CAMILA FARACO
DIARIO POPULAR