[PA] Capturado líder de quadrilha que atacou bancos em Pedras Altas.
Com criminoso, foram apreendidas armas e dinheiro
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP
O líder da quadrilha que atacou duas agências bancárias em Pedras Altas foi capturado na manhã deste sábado em Lajeado, no Vale do Taquari. Conhecido como “Alemão Aparício”, o criminoso foi localizado por agentes da Delegacia Especializada de Furto, Roubos e capturas (Defrec) de Santa Cruz do Sul, da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Porto Alegre.
O homem estava num Vectra quando foi cercado pelos policiais. Com ele foram apreendidas três pistolas, um coleta balístico, um radiocomunicador, cerca de R$ 19 mil – que teriam sido roubados dos bancos – além de celulares e roupas camufladas usadas nos ataques. “Ele é extremamente perigoso”, avaliou o titular da Delegacia de Roubos do Deic, Joel Wagner.
Segundo o delegado, após os ataques aos bancos o homem se escondeu na região entre Herval e Pedras Altas. “Ele conhece bem a região pois viveu lá”, argumentou. Wagner já identificou outros dois integrantes da quadrilha, que seria composta por cinco pessoas.
Wagner informou que o criminoso era investigado pelo titular da Defrec de Santa Cruz do Sul, delegado Luciano Menezes, por uma série de roubos a casas e estabelecimentos comerciais no Vale do Rio Pardo. As duas investigações acabaram se cruzando após o ataque em Pedras Altas.
Aparício Alemão também é suspeito de envolvimento no assalto à prefeita de Mato Leitão, no Vale do Rio Pardo, e do atentado ao delegado de Tupanciretã, no Centro do Estado.
Ataques em Pedras Altas
As agências bancárias do Banrisul e do Sicredi de Pedras Altas, no Sul do Estado, foram atacadas por volta das 10h30min da segunda-feira. A quadrilha rendeu um policial militar (PM) que estava no posto policial do município para chegar até o Banrisul. Em seguida, o grupo se dirigiu ao Sicredi.
Os criminosos efetuaram disparos e assustaram a população local. Após os ataques, os bandidos fugiram com o PM refém. O policial foi libertado em uma estrada no interior do município. Um grande cerco foi montado na região para capturar os fugitivos.