[AG] Arroio Grande recebe motoniveladora e comunidade comemora.
Cinquenta e sete municípios do Rio Grande do Sul vão contar com reforço para a conservação e recuperação das estradas vicinais.
A presidenta Dilma Roussef entregou mais 57 motoniveladoras pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios do estado com até 50 mil habitantes.
As motoniveladoras recebidas pelos municípios vão beneficiar uma população rural de mais de 162 mil pessoas, sendo 40 mil famílias de agricultores familiares. “São nessas estradas vicinais que circulam a produção da agricultura e pecuária, que é tão importante para o País”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O cerimonial de entrega das máquinas aconteceu no Palácio Farroupilha, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.
O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva, acompanhado do secretário municipal de Obras e Estradas, Zito Gonçalves, participou do evento onde recebeu das mãos da Presidente Dilma Roussef a chave de uma moto niveladora para o município.
Com aproximadamente 2 mil quilômetros de estradas, Arroio Grande tem carência no seu parque de máquinas para o atendimento e manutenção destas vias públicas e teve em outubro de 2011, logo após o resultado da eleição, a devolução pelo prefeito da época do primeiro quite que contemplava além da motoniveladora, um caminhão e uma retroescavadeira.
Ao assumir o comando do Executivo Municipal, a atual Administração não mediu esforços para recuperar o maquinário devolvido. Depois de muita luta e buscando apoio nas lideranças estaduais e federais, o prefeito Luis Henrique teve a inclusão do município, pelo menos, nesta etapa do programa que distribuiu uma motoniveladora para 57 prefeituras gaúchas.
-“Essa máquina é de extrema importância para a nossa zona rural. Uma estrada em boas condições contribui com a sustentabilidade das famílias que estão no campo, porque elas podem continuar gerando alimentos para o seu próprio consumo e para sua renda. Esperamos receber outras máquinas num futuro breve”, ressaltou o secretário Zito Gonçalves.
Já o prefeito Luis Henrique não escondia a felicidade de estar entre os municípios contemplados. Na primeira etapa do PAC2, também em Porto Alegre, a presidente Dilma distribuiu o quite com três máquinas para todos os municípios da metade sul do estado e somente Arroio Grande havia ficado de fora. Fato que frustrou muito o Chefe do executivo arroiograndense na época.
-“Agora é diferente. Neste dia das crianças Arroio Grande está recebendo um belo presente e esta conquista é de todos os cidadãos. Como disse a própria presidente Dilma no seu discurso, o brasileiro não desiste nunca e é assim que nos sentimos hoje, vencedores por acreditar no que é sério. Justiça foi feita, Arroio Grande não merecia ter perdido suas máquinas por uma decisão política em função do resultado do pleito municipal. Com mais essa maquina, vamos continuar o nosso trabalho de recuperação das vias por onde é escoada a produção do município, dinamizando este atendimento”, declarou o prefeito Luis Henrique.
Exposição e Trabalho
Na segunda-feira pela manhã, a motoniveladora chegou ao município e ficou em exposição em frente à prefeitura municipal.
Em entrevista coletiva o prefeito reuniu o secretariado e entregou oficialmente a chave da máquina ao secretário Zito Gonçalves para, imediatamente, começar o trabalho no interior.
Nesta quarta-feira, a estrada do Peregrino Garcia começou a ser patrolada pela nova máquina, serviço que se estenderá inicialmente na chamada zona baixa do município, estradas de acesso as lavouras de arroz.
IMPRENSA – ARROIO GRANDE
Viva à Dilma!!! \o