[AG] Prefeito Luiz Henrique participa de encontro do Corede/Sul.
O encontro promovido pela comissão de Ciência e Tecnologia do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede/Sul) definiu estratégias e ações para a execução do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos da Região Sul. A reunião, realizada na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, integrou representantes de diversos segmentos para discussões sobre o projeto. Entre as deliberações, ficou confirmada a inserção de um representante da Azonasul como membro do Comitê Gestor.
O APL é uma articulação entre empresas, trabalhadores, governos e instituições, colocados em regime de colaboração, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas correlatas. Ele age sobre uma mesma região e estimula vínculos de produção, interação e aprendizagem. A proposta da Região Sul na área de alimentos teve aprovação pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), uma vez que agregou empresas, agricultores, trabalhadores, universidades e prefeituras no intuito de incrementar a capacidade produtiva regional, gerando emprego, renda, desenvolvimento e inovação.
Conforme o supervisor de Inovação e Propriedade Intelectual da Embrapa Clima Temperado, uma das gestoras da APL, Daniel Aquini, a APL Alimentos Região Sul é apoiada pelo Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul e tem como principal característica combinar tradição e inovação na produção e processamento de produtos da agricultura familiar. Estão incluídas no projeto 60 agroindústrias de variados portes que agregam valor aos produtos de 34 mil famílias de agricultores familiares. Segundo ele, o programa de desenvolvimento deverá ser assinado neste ano e, a partir de então, terão início os repasses previstos no edital, na ordem de 4 milhões de reais, que serão aplicados em ações nos próximos quatro anos.
O prefeito de Arroio Grande, Luiz Henrique Pereira (PP), defende a integração de forças dos setores privado e público, sindicatos e de instituições, como forma de se colocar em prática os grandes projetos. “Não podemos imaginar outra forma de desenvolvimento regional de não nos organizarmos no sentido de integrar forças. Este encontro do Corede/Sul deixou claro o sentimento união comungado pelas lideranças da nossa metade sul”, comentou o prefeito arroiograndense.
FORMAÇÃO – Gestores regionais também discutiram a elaboração de um projeto para formação de uma nova APL na região visando aproveitar a abertura de editais. As propostas cercam áreas como turismo; saúde e pólo naval.
Com informações da Assessoria de Imprensa – Arroio Grande.