“O tempo e o vento” estreia sexta (20) no RS.

50335704ecce0e09de8c32eab2dba98dComeça a ser exibido nesta sexta-feira o filme O tempo e o vento, dirigido por Jayme Monjardim. A superprodução chega ao Rio Grande do Sul com uma semana de antecedência da estreia nacional, marcada para o dia 27 deste mês, e promete emocionar ao contar histórias de amor, em meio a cenários de guerra. Segundo a gerência das salas Cine Arte, no município, uma cópia do longa também estará em Pelotas neste final de semana.

Com 125 atores e cenários gigantescos, O tempo e o vento, alicerçado no livro O continente, da trilogia épica, de mesmo nome, de Érico Verissimo, teve locações no Rio Grande do Sul, em cidades como Pelotas e Bagé. As filmagens contaram com o uso da câmera Sony F65, experiência pioneira, mundialmente sob a supervisão do diretor de fotografia Affonso Bisbo. A F65, de altíssima resolução, empresta ao produto qualidade espetacular.

O tempo e o vento conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século 19. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, a obra é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *