[SUL] RS Mais Igual promove a inclusão na Região Sul do Estado.
O programa RS Mais Igual esteve neste sábado na Região Sul do Estado para promover a inclusão de centenas de famílias em situação de extrema pobreza. Cerca de mil pessoas de diferentes municípios da região participaram, em Pelotas, da Caravana da Inclusão e da Plenária do Bolsa Família, comandadas pela Casa Civil e pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
A atividade foi realizada na Escola Municipal Francisco Caruccio – CAIC Pestano, em Pelotas. O chefe da Casa Civil e coordenador do RS Mais Igual, Carlos Pestana, explicou ao público o motivo da atividade e como funciona o programa de complementação de renda do RS Mais Igual, que em Pelotas e em mais 16 municípios da região beneficiará 5.764 famílias extremamente pobres.
“O Governo do Estado está aqui para anunciar um direito que vocês passam a ter a partir de hoje: o direito a uma renda mínima, que garanta arroz e feijão no prato dos seus filhos. A partir daí, vocês terão as conduções mínimas necessárias para correrem atrás dos seus sonhos. Vão frequentar cursos de qualificação profissional e conquistar um trabalho digno. E então, não precisarão mais da ajuda do Estado porque vocês próprios andarão com as próprias pernas, conquistarão a autonomia financeira e social que todos os gaúchos e gaúchas merecem”, disse Pestana.
O secretário do Trabalho e Assistência Social, Luís Augusto Lara, apresentou os 22 programas de assistência social oferecidos pelos governos estadual e federal. “A renda mínima é o primeiro de muitos outros direitos que vocês têm. Há empregos disponíveis no Estado, mas falta mão de obra qualificada. O governo do Estado quer que vocês aprendam una profissão e ocupem estas vagas de trabalho. São milhares de vagas nos cursos do Pronatec, são várias isenções de tarifas que vocês têm direito, são serviços públicos que estão sendo oferecidos para que vocês construam um futuro melhor”, disse o secretário.
Pestana e Lara fizeram a entrega simbólica de cartões do Bolsa Família/RS Mais Igual a beneficiários das cidades de Pelotas, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador, Cerrito, Pinheiro Machado, Capão do Leão, Piratini, Arroio Grande, Morro Redondo e Pedro Osório.
Participaram do evento a deputada estadual Miriam Marroni, os prefeitos de Amaral Ferrador, Eliseu Araújo, de Arroio do Padre, Leonir Aldrighi, de Capão do Leão, Claudio Luiz Schroeder Citória, de Herval, Ildo Roberto Leomos, de Pedro Osório, Cesar Roberto Couto Britto, os vice-prefeitos de Morro Redondo, Dioclécio Jaepil, e de São Lourenço do Sul, Gilmar Ludteki, e representantes das Prefeituras de Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Pinheiro Machado e Piratini.
Pela manhã, a Caravana do RS Mais Igual foi realizada em Jaguarão. No total, 405 famílias do município receberão a complementação de renda.