ENTREVISTA – Vice-presidente LIBFUM (Liga baixadense de futebol de mesa) – Eduardo Muñoz
Entrevista com o Vice Presidente da Liga Baixadense de Futebol de Mesa, Eduardo Muñoz.
Olá pessoal, nesta semana realizamos uma entrevista com o vice presidente da Liga Baixadense de Futebol de Mesa de Arroio Grande, Eduardo Muñoz. Na entrevista ele nos contará melhor como é a liga e demais informações. Para ficar por dentro de todas as novidades e resultados deste ano acessem o blog oficial da liga: http://libafum.blogspot.com.br
Em que ano surgiu a Liga?
A liga existe desde 1994, mas começamos a jogar profissionalmente, desde 2003.
Quem são os organizadores?
Matheus Amarilho e Eduardo Muñoz.
Quantos componentes temos na Liga?
Hoje a liga estará contando com 25 associados.
Onde fica a sede da LIBFUM?
Nossa sede fica na Liga Operária Arroio-grandense.
Qual a fórmula de disputa?
Existe dois campeonatos em cada semestre, onde a primeira fórmula é todos contra todos, onde chamamos de apertura no primeiro semestre e clausura no segundo semestre e a segunda fórmula é modulo de grupos, onde chamamos de copa.
Os times são sorteados ou cada jogador tem seu jogo de botões?
Cada jogador possue seu equipamento, desde times, palhetas, caixas para os times. Tem associados que tem mais de três times.
Os duelos ocorrem de quanto em quanto tempo?
A regra oficial de futebol de mesa, modalidade disco, onde são dois tempos de 25 minutos.
Caso alguém queira aprender a jogar, vocês liberam o acesso aos jogos para o pessoal conferir?
Claro, nossa entidade, em 2012 tinha 18 associados. Esse ano esse número foi para 25 pessoas. Existem os treinos, onde são realizados todas as terças-feiras.
Se uma pessoa quiser entrar na Liga, há vagas, como funciona o processo quanto a isso?
Sempre, esperamos mais pessoas para jogar e aderir ao esporte. Existe um processo de parceria com a liga operária. Para jogar todos devem ser sócios da Liga Operária e pagar a mensalidade da nossa associação também.
No Rio Grande do Sul temos a Federação Gaucha de Futebol de Mesa. Já surgiu a possibilidade dentre os membros da LIBFUM em filiar-se à esta Federação?
Sim, já pensamos nessa possibilidade. Final de 2012, fizemos uma integração em Pelotas, neste ano eles vem jogar aqui. Aos poucos estamos fazendo essas integrações com outras cidades para podermos com o tempo nos filiar a federação.
Gostaríamos que, em modo resumido, vocês falassem o que esperam da disputa deste ano, quais serão as novidades em relação ao ano passado, enfim, a expectativa geral desta temporada que começa no próximo dia 17 de março.
Esperamos, o mesmo alto nível do ano passado. Onde sempre todos as partidas foram bem disputadas. As novidades esse ano, serão por motivos de entrada de mais pessoas, tivemos que criar a primeira e segunda divisão, isso vai deixar tudo muito mais competitivo. E este ano vendemos nossas mesas antigas e compramos 06 novas mesas no fabricante da cidade de Bagé pelo qual é o que fabrica as mesas para a federação brasileira de futebol de mesa, no final de cada ano sempre fizemos um grande almoço de encerramento, onde acontecem sorteios de prêmios para todos os integrantes.
A equipe CLICSUL.NET agradece pela oportunidade de realizar esta entrevista e deseja à todos os membros associados da Liga um ótimo campeonato em 2012. No que precisarem, podem contar conosco.