Todas as atividades carnavalescas são suspensas em Pelotas
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), em conjunto com a Associação de Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, de todas as atividades carnavalescas em Pelotas. A medida visa à prevenção em relação ao coronavírus e foi motivada pelas decisões em relação a eventos populares no País e no Estado.
Secretaria de Cultura e Assecap concordam que a situação requer prevenção. Reunião foi determinação da prefeita Paula – Foto: Michel Corvello
O encontro contou com a presença do secretário de Cultura, Giorgio Ronna; do diretor de Manifestações Populares do órgão municipal, Paulo Pedrozo; da gerente do mesmo departamento, Helenira Brasil Dias; e de membros da diretoria da Assecap. A decisão não se restringe à suspensão da festa popular fora de época, marcada para os dias 27,28 e 29 deste mês, na passarela do samba, mas abrange ensaios e outras iniciativas que promovam aglomerações de público em razão do carnaval.
“Embora só haja casos suspeitos em Pelotas, não podemos andar na contramão da realidade e da linha de outras localidades do mundo e do País. Trata-se de saúde pública. Estamos seguindo orientação da prefeita Paula Mascarenhas, que solicitou nossa reunião com urgência”, salienta o secretário Ronna.
Nos próximos dias, a Associação e a empresa Bah, produtora do carnaval pelotense neste ano, estarão em audiência a fim de debater e definir o procedimento a ser adotado em relação ao público que já adquiriu ingressos à folia na passarela.
Por Tânia Magalhães