Quarto caso suspeito de coronavírus é registrado em Pelotas
Neste domingo (15), Pelotas registrou o quarto caso suspeito de coronavírus no município. Trata-se de um homem com histórico de viagem recente para fora da cidade, assim como os outros três casos suspeitos – dois homens e uma mulher – identificados neste sábado (14). Todos receberam a orientação de permanecerem em isolamento domiciliar e terão suas amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
De seis casos suspeitos já registrados em Pelotas, dois já foram descartados – um em janeiro e outro nesta semana. A Prefeitura, junto aos demais órgãos de saúde da cidade, já definiu as práticas e o fluxo de atendimento nestas ocasiões, por meio do Plano de Contingência do Novo Coronavírus – Covid-19, baseado em estratégias indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. Na última semana, o Município organizou capacitações com a rede de Atenção Primária em Saúde para informar os profissionais.
Pessoas que identifiquem um ou mais sintomas da doença e tenham viajado, nos últimos 14 dias, para regiões com surto confirmado de coronavírus, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, localizada na avenida Ferreira Viana, 2231. Os sinais clínicos da enfermidade são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em situações mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente, o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar.
Rede municipal de ensino
Seguindo orientações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) na quinta-feira (12), a Prefeitura mantém as aulas da rede municipal de ensino, neste momento. Segundo o órgão, não é recomentado, por enquanto, fechar escolas, uma vez que os pais poderão deixar as crianças com os avós, e os idosos são justamente o grupo de risco da infecção. A situação seguirá sendo monitorada e avaliada pelo Município durante a semana.
Etiqueta respiratória
Para prevenir a contaminação por vírus de qualquer espécie, o que inclui o covid-19 (coronavírus), a Vigilância Epidemiológica ressalta alguns procedimentos que podem ser adotados.
– Lavar as mãos com sabão e água, ou com álcool, principalmente antes de comer.
– Assoar o nariz apenas com lenços de papel descartáveis ou papel higiênico.
– Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.
– Evitar tocar mucosas da boca, nariz e olhos.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter os ambientes ventilados.
– Evitar contato próximo com pessoas que apresentarem sinais ou sintomas da patologia, e que tenham viajado para países nos quais está ativa
Por Luiza Meirelles