Arroio Grande é oficialmente “Terra de Mauá”
O município de Arroio Grande agora é oficialmente a “Terra de Mauá”. A denominação foi estabelecida através de projeto de lei de autoria do deputado estadual Fernando Marroni (PT), aprovado com unanimidade por 43 votos na sessão plenária de quarta-feira (4) da Assembleia Legislativa.
O projeto de lei 207/19 declara o município de Arroio Grande como “Terra de Mauá” em homenagem a Irineu Evangelista de Souza (1813 – 1889), Barão e Visconde de Mauá, uma das mais importantes personalidades da história brasileira e natural do município.
De acordo com justificativa do projeto, Arroio Grande já é conhecida como “Terra de Mauá”, sem, entretanto, ter o reconhecimento oficial dessa denominação. Sendo assim, o projeto buscou “conferir tal condecoração ao povo hospitaleiro e empreendedor de Arroio Grande de forma oficial”.
Um visionário
Visconde de Mauá foi um empresário do período imperial e tem seu nome ligado a grandes empreendimentos, participando do desenvolvimento industrial do Brasil, construindo estaleiros, fundições, estradas de ferro e o Banco do Brasil. Na política, Irineu Evangelista de Souza foi defensor do abolicionismo, sendo deputado pela Província do Rio Grande do Sul em diversas legislaturas e faleceu pouco antes do alvorecer da República no Brasil. Em outubro de 2019 a morte de Mauá completou 130 anos.
Laura Marques – Assessoria de comunicação do deputado estadual Fernando Marroni