Operação Herval prende seis indivíduos na repressão ao crime de roubo a estabelecimento bancário

A POLÍCIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, em conjunto com as DELEGACIAS DE POLÍCIA REGIONAL DE RIO GRANDE E DE PELOTAS, deu cumprimento a medidas cautelares no âmbito da OPERAÇÃO HERVAL, que se refere à apuração da autoria, materialidade e circunstâncias do crime de ROUBO A ESTABELECIMENTO BANCÁRIO, com emprego de explosivos, concurso de pessoas e arma de fogo, ocorridos na data de 30 de novembro de 2018, na cidade de HERVAL/RS, por volta das 04 horas e 17 minutos, contra o patrimônio do BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BANRISUL.

PREAMBULARMENTE:

O líder da Organização Criminosa (ORCRIM) foi identificado como sendo A. B. L., o qual inclusive já foi responsabilizado pela prática do crime de ROUBO A ESTABELECIMENTO BANCÁRIO, com emprego de explosivos, concurso de pessoas e arma de fogo, ocorridos na data de 08 de fevereiro de 2019, na cidade de IBIRUBÁ. Por esse fato, restou condenado a uma pena de 49 (quarenta e nove) anos e seis meses de reclusão, pelo juízo da COMARCA DE IBIRUBÁ.

DO FATO OCORRIDO EM HERVAL/RS:

No dia 30/11/2018, às 04:17, criminosos, tripulando veículo automotor GM/SPIN, subtraíram valores do BANCO BANRISUL, com emprego de explosivos e através de violenta ação com emprego de disparos de arma de de fogo e de reféns.

DA EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO:

Na data 21/11/2019 a POLÍCIA CIVIL GAÚCHA deu cumprimento a 11 (onze) mandados de busca e apreensão, nas cidades de HERVAL/RS, ARROIO GRANDE/RS e CANOAS/RS, locais identificados como sendo residência e base dos membros da ORCRIM.

Foi dado cumprimento a prisão preventiva expedida em desfavor de:

  • A. B. L., 37 anos, já recolhido ao sistema prisional;
  • C.A.M., 50 anos, capturado em ARROIO GRANDE/RS;
  • E. A. J., 33 anos, capturado em JAGUARÃO/RS;
  • E. L. O. M., 31 anos, capturado em CANOAS/RS;
  • P. C. S. A., 46 anos, capturado em HERVAL/RS
  • R. M., 36 anos, já recolhido ao sistema prisional;

Ainda, deu-se cumprimento ao sequestro de 2 (dois) veículos automotores, a retenção de 1 (um) veículo automotor para fins periciais, bem como ao bloqueio dos ativos financeiros e cartões de crédito em nome dos investigados.

A operação contou com fundamental apoio de diversos órgãos da POLÍCIA CIVIL GAÚCHA, destacando a própria DP de HERVAL, DHPP/PELOTAS, DRACO/PELOTAS, vinculadas à REGIONAL DE PELOTAS, bem como a DP DE ARROIO GRANDE e DELEGACIA REGIONAL DE RIO GRANDE.

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional. O Inquérito Policial decorrente do fato investigado será remetido ao Poder Judiciário, nos próximos dias.