Frio intenso favorecerá formação de geadas no RS
Nos próximos sete dias o frio intenso, com temperaturas negativas e geadas, retorna ao Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Na sexta (2/7), a propagação de uma frente fria provocará chuva, com declínio das temperaturas em todas as regiões. A a combinação de ar frio e umidade mantém a possibilidade de queda de neve no Planalto e na Serra do Nordeste.
No sábado (3/7) e domingo (4/7), a presença de ar frio e seco manterá o tempo firme e as temperaturas baixas, com valores negativos em algumas localidades e formação de geadas na maior parte do Estado.
Na segunda-feira (5/7), o ar frio começará a perder intensidade e as temperaturas estarão em gradativa elevação. Na terça (6/7) e quarta-feira (7/7), o tempo permanecerá seco, com nevoeiros ao amanhecer e grande amplitude térmica, com temperaturas mais baixas no período noturno e valores mais elevados durante o dia, com temperaturas máximas próximas a 25°C na maioria das regiões.
Os volumes de chuva previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha e na Fronteira Oeste. Nas demais regiões, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm na maioria dos municípios, podendo superar 25 mm no Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana.
Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom