Receita Federal apreende carreta com bebidas estrangeiras irregulares no entorno de Pelotas
A Receita Federal, em operação aduaneira realizada na madrugada de ontem, (16/05), interceptou uma carreta que trafegava na BR 116, no sentido fronteira-capital, no entorno de Pelotas. Os agentes aduaneiros, detectaram que o veículo transportava uma carga aproximada de 1.000 litros de bebidas alcoólicas estrangeiras, em maioria whiske, vodka, tequila, gim e licores, previamente avaliada em R$ 50.000,00.
A carreta, avaliada em R$ 90.000,00, foi retida e o motorista preso em flagrante pelo crime de descaminho foi encaminhado à polícia judiciária.
A ação de fiscalização envolveu servidores da Receita Federal da Alfândega do Porto do Rio Grande, da Delegacia da Receita em Pelotas e da Inspetoria em Jaguarão, que atuam na vigilância aduaneira e na repressão ao contrabando, ao descaminho, a pirataria, ao tráfico ilícito de drogas, ao tráfico internacional de arma de fogo, ao tráfico de animais e a outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional. Desta forma , a Receita Federal exerce seu papel de combate a ilícitos, atuando em ações que evitem a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibindo a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado.