Arroio Pelotas continua a subir
O sol da tarde de segunda-feira(03) não foi suficiente para que o Arroio Pelotas parasse de subir. Durante todo dia a água foi tomando mais espaço nas moradias do seu entorno. Segundo o meteorologista, Ricardo Reinke, da Atmosfera Meteorologia, entre o final de agosto e o início do mês de setembro foram registrados mais de 230 mm de chuva nas áreas mais elevadas de Pelotas e Canguçu, o que resultou no transbordamento do Arroio Pelotas. O fato, segundo ele, justifica que nas áreas mais baixas e próximas do canal São Gonçalo o nível arroio continuasse subindo, inundando campos e propriedades.
“Além da grande quantidade de água que está descendo ao longo do Arroio Pelotas, os ventos predominam do quadrante sul, tem contribuído para o represamento das águas”, explica.
A expectativa é que não ocorram acumulados elevados de precipitação nos próximos dias, ao longo do Arroio Pelotas, o que deve permitir a estabilização e posterior diminuição do nível do arroio. Segundo previsão da Atmosfera Meteorologia, nesta terça-feira(04) teremos nuvens, sol e chance de algumas instabilidades localizadas e passageiras na região, ainda com predomínio de ventos do quadrante sul, porém menos intensos.
“Entre quarta e quinta-feira terá sol e algumas nuvens, com ventos mais fraco, que devem predominar de nordeste e de norte”, complementa Reinke.
Vale ressaltar que a Lagoa dos Patos ainda está recebendo grande quantidade de água de rios e arroios, desde a Região Metropolitana de Porto Alegre até a parte sul.
Foto: Nauro Júnior/Satolep Press
Fonte: Satolep Press