1º Festival da Cerveja Artesanal ocorre neste fim de semana em Pelotas.
Lúpulo, malte, IPA, brassagem. Palavras como estas nunca estiveram tão presentes para a população quanto agora. A cerveja artesanal, seguindo uma tendência mundial, conquistou seu espaço em bares, casas noturnas e até mesmo em lojas e supermercados. A produção da iguaria também ocorre em âmbito regional e esses rótulos especiais estarão reunidos na primeira edição do Festival da Cerveja Artesanal, marcado para os dias 25 e 26 deste mês.
Promovido em parceria entre Diário Popular, Javali Beer e Shopping Pelotas, o evento pretende fomentar o mercado com a divulgação dos mais diversos estilos de chope artesanal do Estado. De Pelotas, Brasserie 35, Roca e Javali Beer estão confirmadas. Também entram na equação os sabores da Continente (Porto Alegre), Zapata (Viamão) e Moca Bier (Paraí). Aguarda-se a confirmação de mais cervejarias.
Segundo o proprietário da Javali, Wladimir da Silveira, o mais importante é o espírito de integração. “Buscamos promover o contato do público com quem produz a cerveja, inclusive para tirar dúvidas sobre aromas e sabores, direto com o cervejeiro”, explica. São marcas iniciantes que levarão seus próprios barris para o festival, comercializando em primeira mão com os clientes.
AMBIENTE PRIVILEGIADO
As tendas serão montadas no espaço coberto entre as duas principais entradas do Shopping Pelotas, entre os antigos Seu Boteco e Aki na Praia. Um espaço com mesas estará disponível para melhor acomodar os visitantes, assim como uma incorporação à praça de alimentação, a fim de facilitar a compra das comidas.
O gerente do centro comercial, Márcio Porto, conta que os restaurantes irão oferecer um cardápio de petiscos exclusivo para o festival. Garçons devem atender os degustadores e levar seus pedidos para que eles não deixem a área destinada às cervejarias. “A cultura cervejeira vem crescendo e as pessoas estão aprendendo a degustar uma artesanal. O festival é uma oportunidade tanto para os apreciadores quanto para quem possui interesse em conhecer os produtos”, acredita.
CIRCULAÇÃO
Ao contrário da maior parte das realizações da região, o festival pelotense ocorre em dois dias. A intenção, segundo o gerente comercial do Diário Popular Rogério Caldellas, é oportunizar a ampla participação da comunidade, valorizando também a vinda das marcas de outras cidades que estarão presentes especialmente para o evento.
A expectativa, segundo Caldellas, é de que cerca de cinco mil pessoas circulem durante as tardes e noites de degustação. Um dos destaques é a presença da loja Castelinho da XV, especializada na venda de insumos para a produção artesanal, que terá sob sua responsabilidade uma brassagem coletiva.
O quê: Festival da Cerveja Artesanal
Quando: dias 25 e 26 deste mês, das 14h às 22h
Onde: Shopping Pelotas
Entrada franca