Docentes da UFPel encerram greve após 52 dias paralisados.
Professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), após 52 dias paralisados, decidiram pela saída unificada da greve no dia 19 de dezembro. A decisão foi tomada em Assembleia Geral convocada pelo Comando Local de Greve (CLG) na tarde desta quinta-feira (15).
A categoria acordou, também, em permanecer em estado de mobilização. Dessa forma, o Comando Local de Greve será extinto e em seu lugar uma Comissão Local de Mobilização será constituída, com a ampliação das atividades junto a outros movimentos.
A proposta de encerramento da greve foi aprovada por ampla maioria pelos mais de cem docentes presentes. Indicada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, na quarta-feira (14), a proposição é a de que, após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 no Congresso Nacional, este é o momento de encerrar o movimento, preparando-se para as futuras mobilizações contra a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista em 2017.
“Não conseguimos barrar as ações do governo, mas entendemos que o nosso movimento tem sido vitorioso na medida que tem conseguido alertar cada vez mais a população. Nós precisamos continuar mobilizados porque vêm mais ataques por aí”, destacou a presidente da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira.
Calendário Acadêmico
Ainda será solicitada uma audiência com a reitoria para tratar da reposição do Calendário Acadêmico, respeitando o recesso em janeiro e cumprindo a decisão do Cocepe de construí-lo em conjunto com as três categorias (docentes, técnicos e estudantes).
Delegados e observadores para o 36º Congresso do ANDES-SN
Na segunda assembleia, convocada pela ADUFPel-SSind, foram definidos os delegados e observadores que irão participar do 36º Congresso do ANDES-SN.
A professora Celeste Pereira representará a Seção Sindical como delegada. Os professores Ana Oliveira, Ariane Ferreira, Daniela Hoffmann, Francisco Vitória, Henrique Mendonça, José Carlos Volcato e Vanessa Damasceno representarão a base. Os observadores e suplentes de delegado são Diogo Rios e Débora Allemand.
O Congresso do ANDES-SN acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro em Cuiabá (MT) e tem como tema central “Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.
Fonte: Assessoria ADUFPel
Foto: Assessoria ADUFPel