Grupo criminoso especializado em abigeato e furto de animais foi desarticulado em Arroio Grande e Capão do Leão.
Um grupo criminoso especializado em abigeato e furto de animais foi desarticulado durante operação da Polícia Civil, denominada Trembolona e deflagrada nesta quarta-feira (26), nos municípios de Capão do Leão e Arroio Grande. Conforme a PC, além destas práticas criminosas, o grupo invadia e roubava propriedades.
Na ação, duas pessoas foram presas – uma delas em flagrante; houve, ainda, apreensão de 130kg de carne de ovinos, 20kg de carne bovina, pelegos com registros de cabanha e armas. Um dos presos confessou os crimes aos agentes da Civil.
De acordo com a polícia, as investigações iniciaram há quatro meses; justamente neste período a prática de crimes rurais teve aumento de 20% na Região Sul. No Estado, o crime teve elevação de 30%. Tudo conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP)
As investigações apontam que o grupo comercializava as carnes para mercados e supermercados da região. Os criminosos também negociavam entre si e vendiam o alimento sem procedência no varejo. Segundo os policiais, a quadrilha agia, pelo menos, quatro vezes por semana. Em cada ação, cerca de oito animais, entre bovinos e ovinos de raça, eram carneados. A estimativa é de que nesses quatro meses o grupo tenha causado prejuízo de, no mínimo, R$ 100 mil, já que entre os animais mortos estavam reprodutores, vacas prenhas e premiados em feiras agropecuárias.
A Trembolona foi uma ação conjunta entre as polícias Civil de Capão do Leão e de Arroio Grande. Os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Regional de Pelotas (PRP).
Por: Giulliane Viêgas