Obras de drenagem da Osório começam nesta segunda-feira (16) em Pelotas.
A obra que irá transformar a rua General Osório na via mais funcional da cidade contempla também a instalação de nova rede de drenagem que vai evitar alagamentos na pista e nas calçadas. Nesta segunda-feira (16/5/2016) começam as escavações na calçada do trecho entre Marechal Floriano e Sete de Setembro onde será colocada a tubulação.
A intervenção irá reduzir, por cerca de dez dias, o espaço da calçada, mas as pessoas ainda vão ter passagem rente às lojas. As paradas de ônibus desta quadra já foram transferidas para a quadra seguinte e para a anterior.
O responsável pelo Programa Estruturante Cidade Bem Cuidada, Paulo Morales, explicou que a até agora a Osório não tinha rede de drenagem subterrânea – a única forma de fluidez das águas da chuva era por meio de canaletas junto aos meios-fios. A nova tubulação será instalada embaixo das calçadas para facilitar o acesso para ações de manutenção, caso seja necessário, uma vez que na pista junto ao passeio está o corredor de ônibus feito em concreto, com 20 centímetros de espessura. “Estas obras estão planejadas para que tenham décadas de durabilidade e que não seja necessário intervir nos materiais mais duráveis”, declarou Morales.
Escavação do corredor de ônibus e colocação de concreto avançam
O trabalho de requalificação da rua General Osório segue neste sábado (14/5/16). As equipes continuam com a escavação do corredor de ônibus – no lado direito da pista – entre as ruas Marechal Floriano e Sete de Setembro. Os cruzamentos da Osório com as ruas Lobo da Costa e Floriano não serão afetados, o fluxo de veículos nesses trechos seguirá normalmente.
Simultaneamente, será aplicado concreto no corredor de ônibus no trecho da General Teles até a Tiradentes. Outras três quadras – entre a Gomes Carneiro e Teles já estão com o corredor de ônibus concluído e passam agora pela fase de “maturação do concreto”, que leva 30 dias. A obra vai avançando periodicamente, enquanto o trabalho é efetuado em etapas (quadra a quadra), para diminuir a obstrução do trânsito e evitar maiores transtornos.
Projeto de qualificação da General Osório
Com previsão de conclusão ainda em 2016, a qualificação da Osório contempla 3,3 quilômetros de extensão, desde a Gomes Carneiro até a avenida Dom Joaquim, com investimento de mais de R$ 9 milhões. Serão instalados 61 conjuntos de abrigos de ônibus – em algumas quadras de maior fluxo de passageiros, como o trecho entre a Três de Maio e a Dom Pedro II, serão colocados dez abrigos juntos, com fechamento na parte superior e nas laterais, em policarbonato, todos com bancos e lixeiras. A iluminação pública da via será em led, aumentando a claridade e a economia de energia elétrica.
Três pistas de veículos mais o corredor de ônibus em concreto dará fluidez ao trânsito na via que liga bairros importantes da cidade. Calçadas mais largas darão mais conforto ao pedestre. Em pontos de maior concentração de pedestres serão instaladas travessias seguras.
Saiba mais:
Parklets: espaços de lazer e convívio junto às calçadas onde antes só havia estacionamento
Acessibilidade total: a nova Osório foi projetada para dar prioridade a Cadeirantes e portadores de deficiências físicas
Novos abrigos de ônibus: espaços qualificados e mais confortáveis para os usuários de transporte coletivo
Mobiliário urbano qualificado: novos bancos e lixeiras, novo paisagismo e espaços verdes
Nova iluminação: novos postes e luminárias em LED, mais claridade e segurança à noite
Drenagem: dispositivo inexistente hoje, proporcionará melhor escoamento nas sarjetas impedindo que em dias de chuva a água inunde as calçadas ou que a passagem dos coletivos acabe por molhar os pedestres
Corredor de ônibus: estrutura em concreto, mais resistente e eficiente, onde circulará o transporte coletivo.
Asfalto novo: três pistas de rodagem para a circulação de veículos além do corredor de ônibus
Novos passeios: calçadas mais largas.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Pelotas.